segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Sinomar Naves fala em obstáculos para montar elenco do Imperatriz


Apresentado, novo treinador colorado trabalha junto com direção nos bastidores.

Apresentado no Imperatriz, o técnico Sinomar Naves arregaça as mangas e corre contra o tempo para formar o seu elenco para o Campeonato Maranhense 2017. O treinador não esconde que a montagem do seu grupo tem sido combatida com muita dificuldade, trazendo até problemas para o planejamento inicial montado entre ele e a direção colorada.

É que a falta de competições no calendário 2017 como atrativo aliada ao baixo orçamento tem atrapalhado o clube em seu acertos com atletas. Em entrevista à Rádio Mirante AM/FM - Imperatriz, Sinomar revelou que tem apostado na credibilidade e na estratégia de convencimento para virar esse jogo.

- Essa dificuldade que estamos tendo quanto a acertos com jogadores é explicável.  Nós estamos trabalhando com um orçamento em que o clube vai ter condições de honrar os pagamentos. Outro aspecto que tem influenciado bastante de forma negativa é o calendário 2017. Os jogadores, lógico, estão dando preferência para aquelas equipes que tem calendário cheio. Mas com a capacidade de convencimento e também pela credibilidade do projeto do Imperatriz, estamos trazendo jogadores que possam honrar a camisa do Cavalo – contou.


Essa dificuldade de acerto atrapalhou o início dos trabalhos planejados pela comissão técnica. A atividade de pré-temporada teve que ser adiada em pelo menos uma semana.

- Dentro do nosso planejamento era previsto que já estivéssemos com alguns jogadores apresentados. Mas pelas dificuldade de passagens e até do próprio acerto com jogadores, esse prazo vai ser estendido. Também vamos tomar algumas providências em relação a infraestrutura para que possamos receber esses jogadores com conforto. A gente espera que até a próxima semana, se não na sua totalidade, mas com um grupo muito bom, para gente iniciar os trabalhos efetivos – disse.

Pisando em ovos, Sinomar Naves falou sobre o que já teria como elenco palpável. O treinador afirma que já há em torno de onze atletas acertados, mas prefere aguardar as apresentações.

- Nós temos em torno de 11 jogadores acertados. Mas só podemos dar a certeza quando aqui estiverem. A gente espera que tudo seja cumprido. Aqueles que acertaram que a gente possa efetivamente contar com eles – afirmou.

Por fim, o treinador pediu apoio geral dos colorados para recolocar o Cavalo de Aço no cenário nacional.  Sinomar não esconde que voltar a ter um calendário cheio é fator primordial.

- Contamos com a união de todos. Torcida, cidade, mídia, enfim. Tudo isso para que o Cavalo volte ao cenário nacional e volte a ter um calendário. Com muito esforço, concentrado, tenho certeza vai dar certo – finalizou.


Para 2017, o Imperatriz já conta com Rubens, que retorna ao clube após passagem no Sampaio Corrêa este ano. Também estão confirmados no elenco o meia Macleison, o atacante, Léo Paraíba, e o lateral-esquerdo, Aelson.

O Imperatriz tem apenas uma competição a disputar em 2017. O Cavalo de Aço joga o Campeonato Maranhense, que começa no dia 22. A estreia do Colorado será diante do São José-MA.

por ge

Hiltinho fala sobre renovação com o Sampaio: "Claro que tenho interesse"

Depois de ter retornado ao Sampaio em setembro deste ano, o meia Hiltinho negocia com o clube a renovação de contrato para a temporada 2017. Jogador e direção tricolor ainda terão uma reunião definitiva e uma redução salarial será colocada em pauta.

Ouvido pelo GloboEsporte.com, o jogador revelou a quantas anda a negociação. Hiltinho faz questão de dizer que tem total interesse em ficar no time tricolor.

-  Ainda vou reunir com o Sampaio essa semana. Vamos conversar sobre a renovação. É claro que tenho interesse em renovar. Vamos conversar com o presidente para ver o melhor para nós – afirmou
Em 2014, quando jogou pelo Sampaio, Hiltinho chegou ao clube por indicação do então técnico do clube, Flávio Araújo. Naquela temporada, o jogador se consolidou na equipe por jogar em várias funções como lateral-direito e atacante, além de sua origem de meia. Este ano, novamente a pedido de Araújo, o jogador retornou a equipe tricolor e por diversas vezes atuou entre os titulares do clube.  

Antes dessa última passagem pelo Sampaio, Hiltinho rodou o Brasil. Jogando no Boa Esporte, Náutico, Itumbiara e Paysandu. Aos 31 anos, o meia tem 1m72cm e no futebol maranhense se destacou com a camisa do MAC, mas também atuou pelo IAPE, São José-MA e Viana.

por ge

Professores e funcionários da UFMA protestam em São Luís, MA

Manifestação foi contra a reforma Previdenciária e a PEC-55.                              
Protesto ocorreu na manhã desta segunda-feira (12) na capital.

Professores, funcionários e alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) percorreram na manhã desta segunda-feira (12) as principais ruas e avenidas de São Luís em protesto contra a reforma Previdenciária e a PEC-55, que prevê o limite dos gastos públicos por 20 anos.

Segundo Cláudio Mendonça, que faz parte da diretoria da Associação dos Professores da Universidade do Maranhão (Apruma-MA), a manifestação tem o intuito de mostrar que a PEC-55 vai impactar em todo o orçamento geral do Maranhão. “Nós entendemos que a PEC-55 ela é um ataque aos servidores públicos e um ataque a toda a sociedade porque ela vai impactar em todo o orçamento geral do Estado”, explicou.

O técnico de Enfermagem Ademar Sena é funcionário público há 40 anos e teme o futuro da UFMA. “Quem me garante que o meu neto vai ter acesso a essa universidade que eu ajudei a construir. Então a gente fica de certa forma muito preocupado”, desabafou.

Para os manifestantes, o protesto também serviu para chamar atenção da população. A ideia foi mostrar os efeitos negativos da PEC-55 e da Reforma Previdenciária, que agora prevê no mínimo 25 anos de contribuição para a aposentadoria.

Após percorrer vários pontos da cidade, os manifestantes decidiram terminar a manifestação em frente à casa do senador Roberto Rocha (PSDB), situado no bairro Calhau. No local, eles pediram apoio contra a PEC-55, que deve ser votada nesta terça-feira (13) e 2º turno no Senado.

por G1

Lula tem 25%, Marina 15% e Aécio 11%, aponta pesquisa Datafolha para 2018

 
Pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo e ouviu 2.828 pessoas nos dias 7 e 8 de dezembro.

Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (12) pelo jornal "Folha de S.Paulo", apontou que o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto no primeiro turno das eleições de 2018. Veja o resultado:

Lula (PT): 25%
Marina Silva (Rede): 15%
Aécio Neves (PSDB): 11%
Jair Bolsonaro (PSC): 9%
Ciro Gomes (PDT): 5%
Michel Temer (PMDB): 4%
Luciana Genro (Psol): 2%
Ronaldo Caiado (DEM): 2%
Eduardo Jorge (PV): 1%
Branco/nulo: 20%
Não sabe: 6%

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo e índice de confiança de 95%. O Datafolha ouviu 2.828 pessoas nos dias 7 e 8 de dezembro.

Lula também lidera em outros três cenários de primeiro turno simulados pela pesquisa. Em um desses cenários a pesquisa acrescentou o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele fica com 8%. Marina tem 17% e Lula tem 26%.

No cenário com o ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB), o tucano aparece com 9%. Marina com 16% e Lula com 25%.

Marina lidera simulações de segundo turno

A ex-senadora Marina Silva, que foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula e fundou o partido Rede Sustentabilidade, teve a liderança das intenções de voto em todos os cenários de segundo turno em que ela aparece.

Na disputa com Lula, Marina obteve 43% e o petista, 34%. Se o segundo turno fosse com Aécio, ela teria 47% e o tucano, segundo o Datafolha, 25%. Contra Alckmin, a ex-senadora teria 48% e o governador, 25%.

Por fim, num eventual segundo turno contra Serra, Marina teria 47% e o rival teria 27%.




Veja também
Instituto entrevistou 1.554 eleitores em 38 cidades entre 22 e 23 de outubro. Margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Instituto ouviu 1.541 pessoas no estado nos dias 22 e 23 de outubro. Margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos

Instituto entrevistou 1.217 eleitores em todo o DF no dia 15 de outubro. Margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos

Datafolha,votos válidos: Dilma tem 51% e Aécio,49%,no Rio de Janeiro                                          
Instituto entrevistou 1.486 eleitores em 36 cidades no dia 15 de outubro. Margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos

sábado, 10 de dezembro de 2016

Todos farinha da mesma Lava Jato?

É de lascar ver petistas, por exemplo, comemorar quando um tucano é citado pela Lava Jato como se dissessem: “Nós operamos caixa 2, mas os tucanos também”. Ou: “Nossos companheiros estão presos por corrupção, mas os tucanos também devem ir para a cadeia”
Que a Operação Lava Jato é um mal necessário isso já sabermos.
E que, se por um lado ela coloca a vagabundagem que devora o país através da corrupção na cadeia, e por outro compromete o PIB do país, também já está claro para todos.
Agora, o que a Lava Jato tem feito, além de tudo o que já fez no campo judiciário e policial, foi colocar o Brasil numa encruzilhada política. Explico.
A operação tem deixado o país politicamente esquizofrênico. Tanto a esquerda quanto a direita não sabem direito se amam ou ideiam a Lava Jato.
Ela, a Lava Jato, promoveu uma corrida na maluca entre as forças esquerdistas e direitista para saber quem é menos corrupto, quem tem menos envolvidos em corrupção, quem tem menos caciques presos lá para as bandas de Curitiba etc.
Se é verdade que o PT e o PMDB estão na topo do ranking dos presidiários e/ou indiciados pela Lava Jato, não é menos verdade que isso deve-se à condução caolha da operação por parte do juiz Sérgio Moro, que já mostrou ser uma espécie de filiado de honra do PSDB mesmo que não tenha assinado (ainda) a ficha de afiliação tucana.
Entretanto, é de lascar ver petistas, por exemplo, comemorar quando um tucano é citado pela Lava Jato como se dissessem: “Nós operamos caixa 2, mas os tucanos também”. Ou: “Nossos companheiros estão presos por corrupção, mas os tucanos também devem ir para a cadeia”. E por aí vai.
Pior é em relação à imprensa “golpista”.
A Veja e a Globo, odiadas pela esquerda (e com razão), às vezes têm machetes viralizadas por notórios militantes e dirigente da esquerda nacional quando “batem” em algum ilustre personagem da direita e/ou do tucanato.
Ou seja, a mesma imprensa “golpista” que destroça com o PT, Lula, Dilma e a esquerda em geral, momentaneamente vira heroína quando se volta contra a a direita em alguns casos. É uma coisa de louco!
O fato é que a Lava Jato colou todo mundo no mesmo balaio quando o assunto é corrupção, propina, caixa 2, maracutaias, entre outras estripulias com o dinheiro público.
A coisa ficou tão esdrúxula que em 2018 as propostas dos candidatos a presidente, senador, deputados etc, se já não são levadas a sério atualmente, tendem a ser menos ainda, pois o grande mérito dos pretendentes a representantes do povo nas próximas eleições será dizer: “Não estou na Lava Jato”.
Durma-se com um barulho desse…

Prefeitos não cumprem Lei da Transparência

Somente 33 prefeituras e 2 câmaras municipais cumprem às exigências legais com relação aos Portais da Transparência em todo o estado. Esse é o resultado da avaliação feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). O objetivo é tornar mais efetivo o acompanhamento da transparência na gestão pública e contribuir com o controle social.
Os dados estão disponíveis na página do TCE na internet (www.tce.ma.gov.br) em Transparência/Informações dos Jurisdicionados/ Avaliação do Portal da Transparência do Jurisdicionado. Inicialmente, serão atualizados a cada três meses.
As irregularidades vão desde a simples inexistência do Portal, a não disponibilização das informações no prazo de 30 dias até a publicação de documentos no formato PDF, prejudicando a integridade e disponibilidade da informação.
Na esfera estadual o cumprimento da chamada Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/09) por parte do Executivo Estadual,  Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas,  Poder Judiciário e Ministério Público foi considerado satisfatório.
A avaliação do Tribunal levou em conta critérios como: a) a existência do Portal da Transparência; b) nome padronizado, obedecendo a estrutura: www.nomedomunicipio.ma.gov.br; c)  informação  disponibilizada em tempo real –  não superior a trinta dias; d)  disponibilização da informação em relação aos critérios estabelecidos no Decreto 7.185/10, ou seja, se atende ao Padrão Mínimo de Qualidade estabelecido nesse Decreto.
Vale ressaltar que houve, por parte do Tribunal, flexibilização dos critérios tempo real e padrão mínimo de qualidade em relação a legislação vigente, com objetivo de não prejudicar os municípios, possibilitando um período para adaptação e solução das dificuldades.

Governo Flávio Dino é o mais “inchado” do Brasil

Um levantamento da jornalista Thais Herédia, divulgado ontem (9) no programa “Em Pauta”, da Globo News, mostra que a gestão do governador Flávio Dino (PCdoB) é a mais “inchada”do país.

São 29 secretarias, segundo a jornalista – o que coloca o estado em primeiro lugar, ao lado do Pará.

Detalhe: Herédia destaca que pesquisou nos sites dos governos estaduais apenas as pastas que têm nomes de secretarias.

Se ela aprofundar mais um pouco, saberá que o Executivo maranhense é composto, na verdade, por 35 com status de secretaria/órgão.
Veja a reportagem abaixo (clique aqui para assisti-la completa)


O Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Vereador Márcio presidente da câmara de Pindaré em 2017

Como representante mais qualificado do PCdoB no município de Pindaré, o parlamentar da câmara municipal de Pindaré Mirim, "Márcio Mendes" foi escolhido unânime para candidatura a presidência da câmara de vereadores, que teve seu nome escolhido e aceito pelos seus companheiros da situação.

O parlamentar Márcio Mendes foi Reeleito com 738 votos nas eleições 2016. 
É claro que sendo representante com mais tempo do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Pindaré e o mesmo sendo filiado do mesmo partido do prefeito eleito, Henrique Salgado e do governador do estado, Flávio Dino, não teria outra escolha melhor para a gestão futura, não só pela sociável filiação, mas sim por tudo que o Vereador Márcio já fez pelo município de Pindaré. 

Segundo informações a chapa será formada pelo candidato a presidência, Márcio Mendes (PCdoB), candidata a vice-presidente, a vereadora Irenilde Lopes (PSB), a primeira secretária, Professora Sílvia (PPS), a segunda secretária, vereadora Caçula Muniz (PCdoB). O vereador Zé Neguinho (PR) foi escolhido para ser líder do governo na Câmara.
No mandato do atual prefeito Walber Furtado, a oposição não teve vez, parece que no mandado do futuro gestor de Pindaré Henrique Salgado o mesmo vai acontecer.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Secretaria de Saúde de Pindaré realiza mobilização contra a AIDS

campanha-aids-pindare
A Secretaria Municipal de Saúde de Pindaré-Mirim realizou uma mobilização na manhã do dia 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Na ação foram oferecidos testes rápidos para o diagnóstico do HIV, preservativos e material educativo à população.
Segundo a Coordenadora do Programa DST/AIDS, Ezna Barros da Silva a campanha não apenas informa as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV sofrem na sociedade por causa da doença.
A ação em Pindaré Mirim aconteceu no hospital, delegacia e unidades de Saúde do município com a realização de testes rápidos, distribuição de preservativos e material informativo sobre práticas seguras para relação sexual.
De acordo com a enfermeira Danielle Millena Ferreira Cabral, a ação é uma intensificação do trabalho que já é realizado todos os dias nas Unidades Básicas de Saúde e Hospital. O teste pode ser feito em qualquer dia da semana, pois faz parte do atendimento de rotina das unidades de saúde durante todo o ano.
O Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco, pois a sobrevida da pessoa pode aumentar se a doença for descoberta precocemente. Destacando que usar camisinha em todas as relações sexuais ainda é a melhor forma de prevenção do HIV.
No caso de uma exposição sexual é assegurado o acesso à PEP Sexual (Profilaxia Pós-Exposição Sexual). A pessoa exposta deve procurar as unidades de urgência com atendimento 24 horas para atendimento imediato, preferencialmente nas duas primeiras horas ou até no máximo 72 horas.

Santa Inês deve ganhar unidade do “Corpo de Bombeiros”

bombeiros
Imagem ilustrativa

Santa Inês vai ganhar uma unidade do “Corpo de Bombeiros”, a informação foi confirmada e oficializada durante reunião realizada em São Luís na manhã da última sexta-feira, 02, pelo deputado estadual Stênio Rezende com a prefeita eleita, Vianey Bringel e o coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado.

A emenda assinada pelo deputado é de 1 milhão de reais, para instalação do Corpo de Bombeiros no município. Um sonho para a população de Santa Inês e uma luta da prefeita eleita Vianey Bringel que sabe a necessidade de instalar o agrupamento do CB na cidade e vem lutando desde 2011 como deputada, cobrando do Governo do Estado e dos demais deputados.
O governador Flávio Dino já teria autorizado o pagamento da emenda parlamentar. O valor será destinado, por determinação do deputado estadual, para a aquisição dos equipamentos necessários para a instalação do Corpo de Bombeiros. A prefeita eleita Vianey Bringel assegurou que seguirá buscando parcerias para não decepcionar seus eleitores e a população de Santa Inês, e afirmou que a vinda da corporação para o município é muito importante: “é uma segurança a mais para nosso município. Indiscutivelmente será um avanço para toda a região. O que eu quero é trabalhar pelo povo de Santa Inês, afinal para isso fui eleita. Estou buscando parcerias e ajuda junto ao governador Flávio Dino e ao nosso deputado Stênio Rezende, ao deputado federal Juscelino Filho e aos demais deputados”, disse Vianey.
Desde que foi eleita, Vianey participa de encontros em Brasília e São Luís em busca de parceria e recursos para o município de Santa Inês. Além do encontro com o governador, Vianey Bringel participou de reuniões com deputados federais e estaduais.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Diplomação dos candidatos eleitos de Pindaré e Região


Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

Prefeito eleito de Pindaré Mirim Henrique Salgado será diplomado dia 14 de dezembro
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, através do Fórum Eleitoral de Pindaré Mirim, marcou para o dia 14 de dezembro a partir das 9 horas, a diplomação do prefeito eleito de Pindaré Mirim, Henrique Salgado (PCdoB); a vice-prefeita Anne Cleide Carcará (PR); os 13 vereadores e os primeiros suplentes.

Tufilândia: Cerimônia de diplomação do prefeito eleito Vilde e do vice-prefeito Eliel será dia 14 de dezembro

                              
O prefeito eleito de Tufilândia, Vildimar Alves Ricardo (PSDB), conhecido como Vilde; o vice-prefeito eleito, Eliel Muniz Maciel (PT), os nove vereadores e primeiros suplentes serão diplomados em cerimônia a ser realizada no dia 14 de dezembro a partir das 9 horas, em Pindaré Mirim, conforme informações do Fórum Eleitoral da 43ª Zona Eleitoral que responde pelo município.

Prefeito eleito de Bom Jardim será diplomado dia 16 de dezembro

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, através do fórum de justiça 78º Zona, realiza no dia 16 dezembro, às 17h, a diplomação dos candidatos eleitos em Bom Jardim no pleito de 2016. A cerimônia acontece no Prédio do Sindicato dos Professores de Bom Jardim (SIMPROBEM) localizado próximo ao fórum de justiça.













Sobrevivente cita colegas em post: Estou em choque


Sobrevivente de tragédia com a Chapecoense está em choque: ‘Não consigo explicar a dor que sinto’

A comissária de bordo Ximena Suárez Otterburg está em choque. Uma das seis sobreviventes da tragédia com o voo da Chapecoense, que matou 71 pessoas após cair na Colômbia, a boliviana escreveu uma mensagem aos amigos que ela perdeu no acidente aéreo, que faziam parte da tripulação. Pelo Facebook, a jovem publicou imagens dos companheiros e disse que “não conseguia explicar o que sentia” neste momento.

A boliviana, que morava em Santa Cruz de la Sierra e ainda permanece internada em uma clínica de Rionegro, cidade próxima a Medellín.

“Meu anjo Lugo, estas no céu, meu amigo, com os outros. Vou sentir saudades suas ocorrências, das escapadas para comer massas, das risadas, de tudo que partilhamos, tanto que não tenho palavras para explicar a dor que sinto, igual com David Vacaflores (o meu gatinho), Micky Quiroga (menonitas), Alex Richard Quispe Garcia (cachito), Gus Carvalhos (paraguaio), Capitão Ovar Goytia. Deus, eu não consigo explicar a dor que sinto, até agora estou em choque! Sempre em meus corações meus companheiros, irmãos, amigos de coração, até breve, meus donuts! Voem alto que quando chegar o meu momento, eu os alcançarei.

Ximena é a única mulher sobrevivente da tragédia tragédia com o voo da Chapecoense. Dos sobreviventes, além da comissária, estão hospitalizados os jogadores Alan Ruschel, Follmann e Neto; o boliviano Erwin Tumiri e o jornalista brasileiro Rafael Henzel.


Conmebol declara a Chapecoense campeã da Sul-Americana


A cúpula da Conmebol definiu título da Sul-Americana para clube catarinense, que garante vaga na Recopa e na Libertadores.

A Conmebol definiu nesta segunda-feira, em reunião virtual, por teleconferência, que a Chapecoense é a campeã da edição de 2016 da Copa Sul-Americana. A decisão já estava tomada desde a última quinta-feira, como revelado pelo GloboEsporte.com, e foi oficializada em reunião virtual do Conselho da entidade – que tem representantes dos 10 países sul-americanos.

A decisão foi comunicada pela Conmebol em seu site oficial. A nota publicada pela confederação diz que a Chapecoense “receberá todas as honras e prerrogativas de campeão da Copa Sul-Americana de 2016”. O texto reconhece o Atlético Nacional como vice-campeão da competição.

Além disso, o clube colombiano receberá o prêmio “Centenário da Conmebol ao Fair Play” e a quantia de US$ 1 milhão (cerca de R$ 3,4 milhões) pela atitude de ter pedido o título para a Chapecoense.

A Chape, que na semana passada perdeu jogadores, comissão técnica e dirigentes na tragédia da Colômbia, agora tem vaga garantida na Recopa Sul-Americana de 2017 (que disputará contra o Atlético Nacional de Medellín em data a ser definida) e na fase de grupos da Taça Libertadores do ano que vem.

A decisão da Conmebol reforça as finanças da Chape. Pelo título da Sul-Americana, o clube catarinense vai receber premiação de US$ 2 milhões (R$ 6,86 milhões). Pela vaga na Recopa, mais US$ 1 milhão (R$ 3,43 milhões). 

A participação na Libertadores renderá ainda mais US$ 600 mil (pouco mais de R$ 2 milhões) por jogo como mandante. Como fará ao menos três partidas na fase de grupos, o time catarinense já garantiu US$ 1,8 milhão (R$ 6,17 milhões).

(GloboEsporte / Autor: Martín Fernandez)




domingo, 4 de dezembro de 2016

Morre o poeta maranhense Ferreira Gullar, aos 86 anos



PINDARÉ NEWS

A causa da morte ainda nao foi confirmada. O escritor estava internado no Hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio.

O poeta, dramaturgo, biógrafo, tradutor e memorialista maranhense Ferreira Gullar morreu hoje, 4, aos 86 anos.

A causa da morte ainda não foi confirmada. O escritor estava internado no Hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio.

Ferreira Gullar assumiu ao longa da vida uma extensa lista de papéis que, sozinhos, não dão a dimensão do seu lugar na cena cultural do país. Um dos fundadores do neoconcretismo, o poeta participou de todos os acontecimentos mais importantes da poesia brasileira.

Ferreia Gullar por Nuna NetoO poeta nasceu como José Ribamar Ferreira no dia 10 de setembro de 1930 em São Luís. O quarto dos 11 filhos de Newton Ferreira e Alzira Ribeiro Goulart.
No início da década de 1950, mudou-se para o Rio de Janeiro e participou da exposição concretista que é considerada o marco oficial do início da poesia concreta.

Em 1959 criou com Lígia Clark e Hélio Oiticica, o neoconcretismo, que valoriza a expressão e a subjetividade em oposição ao concretismo ortodoxo.
Militante do Partido Comunista, exilou-se na década de 1970, durante a ditadura militar, e viveu na União Soviética, na Argentina e Chile. Retornou ao país em 1977 e foi preso por agentes do Departamento de Polícia Política e Social no dia seguinte ao desembarque, no Rio.

Gullar foi libertado depois de 72 horas de interrogatório graças à intervenção de amigos junto a autoridades do regime. Depois disso, retornou aos poucos às atividades de critico, escritor e jornalista.

Em 2014 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, coleciona uma vasta lista de prêmios. Em 2002, foi indicado por nove professores dos Estados Unidos, do Brasil e de Portugal para o Prêmio Nobel de Literatura. Se livro "Resmungos" ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro de ficção do ano de 2007. 

Em 2010, foi agraciado com o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Ainda em 2010, foi contemplado com o título de Doutor Honoris Causa na Faculdade de Letras da UFRJ. Já em 2011 ganhou o Prêmio Jabuti com o livro de poesia "Em alguma parte alguma".

CAMPEÕES MARANHENSES - ANOS 80

Resultado de imagem para SAMPAIO CORREIA campeão maranhense 1980

Imagem relacionada

Resultado de imagem para campeão maranhense 1982

Imagem relacionada

Resultado de imagem para SAMPAIO CORREIA campeão maranhense 1984

Resultado de imagem para campeão maranhense 1985

Imagem relacionada



Resultado de imagem para SAMPAIO CORREIA TETRA CAMPEÃO 1987

Resultado de imagem para MOTO CLUB campeão maranhense 1989

Pôster dos Campeões Maranhenses de Futebol dos anos de 1980 à 1989

1980
Sampaio Corrêa (São Luís)
1981
Moto Club (São Luís)
1982
Moto Club (São Luís)
1983
Moto Club (São Luís)
1984
Sampaio Corrêa (São Luís)
1985
Sampaio Corrêa (São Luís)
1986
Sampaio Corrêa (São Luís)
1987
Sampaio Corrêa (São Luís)
1988
Sampaio Corrêa (São Luís)
1989
Moto Club (São Luís)

VEJA TAMBÉM

CAMPEÕES MARANHENSES DOS ANOS 60