terça-feira, 18 de outubro de 2016

Programa CNH Jovem 2016





Lançado em fevereiro de 2015, o programa CNH Jovem concede a estudantes de escolas públicas gratuidade nos custos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, desde os cursos de formação teórico-práticas até as taxas administrativas cobradas pelo Detran. A gratuidade vale para emissões da Permissão para Dirigir (PD) e de CNH nas categorias A, B e AB. 

Poderão inscrever-se no Programa jovens com idades entre 18 anos, completos até 28/11/2016, e 21 anos, completos até 31/12/2016, que cursaram e concluíram os 03 (três) anos do ensino médio em escola da rede pública situada no Estado do Maranhão e que preencham ainda os seguintes requisitos: 




a) possuam domicílio declarado em municípios do Estado do Maranhão; 

b) tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no exercício de 2015; e 

c) não tenham sido condenados judicialmente na esfera cível ou criminal pela inobservância da legislação de trânsito. 

Em 2016, o CNH Jovem irá oferecer três mil vagas, sendo 50% delas destinadas aos inscritos no programa com melhores pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no ano anterior, e as outras 50% serão distribuídas através de sorteio. 
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, por meio do preenchimento de formulário eletrônico próprio, que vai estar disponível das 8h do dia 30 de setembro até as 23h59 do dia 30 de outubro, no site do Detran-MA.

A relação dos selecionados para as vagas oferecidas em 2016 pelo programa será publicada no site do DETRAN/MA (www.detran.ma.gov.br/cnhjovem), e estará disponível para consulta a partir do dia 04/11/2016.

Governo divulga resultado final de seletivos para contratação de professores

Resultado de imagem para seduc ma
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta segunda-feira (17), o resultado final e a listagem de classificação dos candidatos nos processos seletivos para contratação temporária de professores para atuar nas áreas de: Educação do Campo; Ensino Médio Regular e Quilombola; e nas escolas Indígenas das Unidades Regionais de Educação de Barra do Corda, Imperatriz, Santa Inês e Zé Doca. A lista nominal dos selecionados está disponível no portal da Seduc (www.educacao.ma.gov.br).
Milhares de candidatos se inscreveram nos processos seletivos que destinaram 1400 vagas, além de formação de cadastro de reserva. Das vagas disponibilizadas, 300 vagas são para a Educação do Campo, 800 vagas para o Ensino Médio Regular e Quilombola e 300 vagas para escolas indígenas.
O resultado final foi divulgado após a analise de recursos, interpostos pelos candidatos depois do resultado preliminar, divulgado na última sexta-feira (7).
Confira a relação nominal com o Resultado Final
Edital nº 003/2016 – Educação no Campo
Edital nº 004/2016 – Escolas Indígenas
Edital nº 005/2016 – Ensino Médio Regular e Quilombola
Fonte: Seduc

Polícia ouve amigos que viram menino morrendo pela webcam


Polícia ouve amigos que viram menino morrendo pela webcam

A polícia já começou a ouvir os jovens que jogavam com o menino que morreu enforcado neste domingo (16) depois de jogar on-line com amigos. Os adolescentes teriam presenciado toda a ação de Gustavo Riveiros Detter, de 13 anos, pela webcam.
Segundo a família do menino, ele jogava com amigos e acabou perdendo a partida. Por conta disso, ele teve que pagar um “castigo”. O menino foi enterrado nesta segunda-feira (17). Familiares dizem que ele era tranquilo e bom aluno.
No dia de sua morte, Gustavo estava na casa do pai em São Vicente, litoral de São Paulo. Ele participava de um jogo e foi encontrado por uma prima, desmaiado no chão, em frente ao computador. Segundo a polícia, os adolescentes tinham combinado que, quem perdesse, seria desafiado a se enforcar.
A suspeita é que Gustavo perdeu o jogo e usou a corda, que sustentava um saco de boxe, para se asfixiar. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu horas depois.
Esse tipo de desafio começou nos Estados Unidos e funciona como um “jogo do desmaio”. Ele é feito, principalmente, por jovens. A ideia é que, depois de um período desmaiado, o adolescente tenha momentos de euforia. Mas nem todos conseguem voltar, como no caso do menino.