sábado, 10 de dezembro de 2016

Todos farinha da mesma Lava Jato?

É de lascar ver petistas, por exemplo, comemorar quando um tucano é citado pela Lava Jato como se dissessem: “Nós operamos caixa 2, mas os tucanos também”. Ou: “Nossos companheiros estão presos por corrupção, mas os tucanos também devem ir para a cadeia”
Que a Operação Lava Jato é um mal necessário isso já sabermos.
E que, se por um lado ela coloca a vagabundagem que devora o país através da corrupção na cadeia, e por outro compromete o PIB do país, também já está claro para todos.
Agora, o que a Lava Jato tem feito, além de tudo o que já fez no campo judiciário e policial, foi colocar o Brasil numa encruzilhada política. Explico.
A operação tem deixado o país politicamente esquizofrênico. Tanto a esquerda quanto a direita não sabem direito se amam ou ideiam a Lava Jato.
Ela, a Lava Jato, promoveu uma corrida na maluca entre as forças esquerdistas e direitista para saber quem é menos corrupto, quem tem menos envolvidos em corrupção, quem tem menos caciques presos lá para as bandas de Curitiba etc.
Se é verdade que o PT e o PMDB estão na topo do ranking dos presidiários e/ou indiciados pela Lava Jato, não é menos verdade que isso deve-se à condução caolha da operação por parte do juiz Sérgio Moro, que já mostrou ser uma espécie de filiado de honra do PSDB mesmo que não tenha assinado (ainda) a ficha de afiliação tucana.
Entretanto, é de lascar ver petistas, por exemplo, comemorar quando um tucano é citado pela Lava Jato como se dissessem: “Nós operamos caixa 2, mas os tucanos também”. Ou: “Nossos companheiros estão presos por corrupção, mas os tucanos também devem ir para a cadeia”. E por aí vai.
Pior é em relação à imprensa “golpista”.
A Veja e a Globo, odiadas pela esquerda (e com razão), às vezes têm machetes viralizadas por notórios militantes e dirigente da esquerda nacional quando “batem” em algum ilustre personagem da direita e/ou do tucanato.
Ou seja, a mesma imprensa “golpista” que destroça com o PT, Lula, Dilma e a esquerda em geral, momentaneamente vira heroína quando se volta contra a a direita em alguns casos. É uma coisa de louco!
O fato é que a Lava Jato colou todo mundo no mesmo balaio quando o assunto é corrupção, propina, caixa 2, maracutaias, entre outras estripulias com o dinheiro público.
A coisa ficou tão esdrúxula que em 2018 as propostas dos candidatos a presidente, senador, deputados etc, se já não são levadas a sério atualmente, tendem a ser menos ainda, pois o grande mérito dos pretendentes a representantes do povo nas próximas eleições será dizer: “Não estou na Lava Jato”.
Durma-se com um barulho desse…

Prefeitos não cumprem Lei da Transparência

Somente 33 prefeituras e 2 câmaras municipais cumprem às exigências legais com relação aos Portais da Transparência em todo o estado. Esse é o resultado da avaliação feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). O objetivo é tornar mais efetivo o acompanhamento da transparência na gestão pública e contribuir com o controle social.
Os dados estão disponíveis na página do TCE na internet (www.tce.ma.gov.br) em Transparência/Informações dos Jurisdicionados/ Avaliação do Portal da Transparência do Jurisdicionado. Inicialmente, serão atualizados a cada três meses.
As irregularidades vão desde a simples inexistência do Portal, a não disponibilização das informações no prazo de 30 dias até a publicação de documentos no formato PDF, prejudicando a integridade e disponibilidade da informação.
Na esfera estadual o cumprimento da chamada Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/09) por parte do Executivo Estadual,  Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas,  Poder Judiciário e Ministério Público foi considerado satisfatório.
A avaliação do Tribunal levou em conta critérios como: a) a existência do Portal da Transparência; b) nome padronizado, obedecendo a estrutura: www.nomedomunicipio.ma.gov.br; c)  informação  disponibilizada em tempo real –  não superior a trinta dias; d)  disponibilização da informação em relação aos critérios estabelecidos no Decreto 7.185/10, ou seja, se atende ao Padrão Mínimo de Qualidade estabelecido nesse Decreto.
Vale ressaltar que houve, por parte do Tribunal, flexibilização dos critérios tempo real e padrão mínimo de qualidade em relação a legislação vigente, com objetivo de não prejudicar os municípios, possibilitando um período para adaptação e solução das dificuldades.

Governo Flávio Dino é o mais “inchado” do Brasil

Um levantamento da jornalista Thais Herédia, divulgado ontem (9) no programa “Em Pauta”, da Globo News, mostra que a gestão do governador Flávio Dino (PCdoB) é a mais “inchada”do país.

São 29 secretarias, segundo a jornalista – o que coloca o estado em primeiro lugar, ao lado do Pará.

Detalhe: Herédia destaca que pesquisou nos sites dos governos estaduais apenas as pastas que têm nomes de secretarias.

Se ela aprofundar mais um pouco, saberá que o Executivo maranhense é composto, na verdade, por 35 com status de secretaria/órgão.
Veja a reportagem abaixo (clique aqui para assisti-la completa)


O Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Vereador Márcio presidente da câmara de Pindaré em 2017

Como representante mais qualificado do PCdoB no município de Pindaré, o parlamentar da câmara municipal de Pindaré Mirim, "Márcio Mendes" foi escolhido unânime para candidatura a presidência da câmara de vereadores, que teve seu nome escolhido e aceito pelos seus companheiros da situação.

O parlamentar Márcio Mendes foi Reeleito com 738 votos nas eleições 2016. 
É claro que sendo representante com mais tempo do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Pindaré e o mesmo sendo filiado do mesmo partido do prefeito eleito, Henrique Salgado e do governador do estado, Flávio Dino, não teria outra escolha melhor para a gestão futura, não só pela sociável filiação, mas sim por tudo que o Vereador Márcio já fez pelo município de Pindaré. 

Segundo informações a chapa será formada pelo candidato a presidência, Márcio Mendes (PCdoB), candidata a vice-presidente, a vereadora Irenilde Lopes (PSB), a primeira secretária, Professora Sílvia (PPS), a segunda secretária, vereadora Caçula Muniz (PCdoB). O vereador Zé Neguinho (PR) foi escolhido para ser líder do governo na Câmara.
No mandato do atual prefeito Walber Furtado, a oposição não teve vez, parece que no mandado do futuro gestor de Pindaré Henrique Salgado o mesmo vai acontecer.