quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Concurso Publico de Pindaré 2016 - Protesto e Nota Oficial

Aprovados no último concurso 001/2016 da prefeitura de Pindaré Mirim, realizaram um ato em frente ao prédio da Prefeitura em protesto pelas nomeações que ainda não foram realizadas.

Os aprovados realizaram um manifesto na manhã de terça-feira, 24, para cobrar do prefeito Henrique Salgado a imediata nomeação e posse de todos os aprovados. De acordo com os manifestantes são mais de 500 aprovados esperando nomeação. Segundo relatos da comissão dos aprovados ,É que  o prefeito estaria contratando servidores para assumir a vaga dos aprovados e, que o mesmo estaria tentando anular na justiça o concurso.
O protesto percorreu várias ruas no Centro e terminou em frente ao Ministério Público Estadual.O promotor de Justiça recebeu uma comissão dos aprovados e solicitou a presença de um representante do prefeito Henrique Salgado para dá informações a respeito das convocação,segundo o representante do prefeito,a demora na convocação  se dá por conta do "RECADASTRAMENTO" dos servidores efetivos,e perante o promotor o mesmo ficou de até sexta feira,27/01,dá uma definição de quando será feita a convocação.
O concurso é para diversas áreas como, por exemplo, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores, vigias, garis, médicos,Guardas municipais,agentes de transito, etc.

Prefeitura de Pindaré Mirim divulga nota oficial sobre o concurso público
NOTA OFICIAL

A atual gestão assumiu o comando municipal sem os necessários atos de transição, o que ensejou, inclusive, a jurisdicionalização para assegurar a continuidade dos serviços públicos de natureza essencial, resguardando o interesse da coletividade. A atual gestão tem deflagrado inúmeros procedimentos administrativos direcionados à busca de dados voltados à regularidade das atividades, dentre essas a averiguação do quantitativo de servidores efetivos e/ou contratados, consoante às regras constitucionais explicitadas no artigo 37 da Constituição Federal.

Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Pindaré Mirim, ao promover os atos de recadastramento para identificação de todos os servidores o fez alicerçada nos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, inviabilizando o chamamento de concursados, uma vez que se torna impossível a aferição do número de vagas disponíveis e a capacidade de lotação, pois os princípios constitucionais devem ser interpretados de forma integrados, ante a essência impostergável do Estado de Direito que consagra como inviolável a unidade da Constituição.

Por fim, cumpre ressaltar que, findada a análise do recadastramento do quadro funcional deste Município, será possível diagnosticar com precisão e responsabilidade as possíveis vagas existentes, bem como a lotação adequada de cada servidor público municipal, pauta do encontro entre representantes da atual administração de Pindaré-Mirim e uma comissão de candidatos aprovados no concurso, ocorrido nesta terça-feira (24).

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) visitou CFAP

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) visitou o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar para conhecer a estrutura do local e colher demandas de melhorias. O parlamentar foi recepcionado pelo Cel. Aureci Becker Martins, comandante do CFAP, que fez uma apresentação das necessidades estruturais da Unidade de Ensino.

Na oportunidade, o comandante garantiu que todos os esforços estão sendo feitos para desenvolver o processo de Ensino-Aprendizagem, e apresentou todas as instalações do Centro: salas de aulas, stand de tiro, auditório, refeitório, prédios administrativos, além das obras de expansão em andamento.

“É perceptível o esforço e a boa vontade daquele Comando e de sua equipe de trabalho para formar, aperfeiçoar e especializar os profissionais da Policia Militar do Maranhão, a fim de que possam prestar serviços de boa qualidade a população maranhense”, avaliou Júnior Verde.

Durante a visita, o parlamentar estava acompanhado do Cel. da PM Odair dos Santos Ferreira, que é instrutor do CFAP nas disciplinas de Direitos Humanos e Policiamento Comunitário, com experiência na área de Projetos Sociais e Articulação Comunitária da PMMA.

Júnior Verde comprometeu-se a buscar, junto ao Governo do Estado, investimentos para serem aplicados no Centro de Ensino, que ainda este ano prevê significativo aumento do efetivo.

“Prevenir é melhor do que remediar, por isso, essa atitude do deputado Júnior Verde é de extrema importância para atender aos apelos da população, estando sempre sensível a estes assuntos, até porque carrega nas veias o seu carinho pelos profissionais da Segurança Pública, sendo parte integrante dos quadros da Policia Civil maranhense”, destacou o Cel. Becker.

Blog do Luis Cardoso

Em segredo, Brasil volta a negociar Base de Alcântara com os EUA


Brasil e Estados Unidos retomaram secretamente as negociações de um acordo sobre o uso de uma base militar brasileira no Maranhão para o lançamento de foguetes norte-americanos. Encerradas em 2003, início do governo Lula, as conversas voltaram por iniciativa do ministro das Relações Exteriores, José Serra, interessado em uma relação mais carnal entre os dois países

José Serra

O embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, conversou sobre o assunto com o subsecretário de Assuntos Políticos do Departamento de Estado norte-americano, Thomas Shannon, ex-embaixador em Brasília. Uma proposta mantida até aqui em sigilo foi elaborada e apresentada pelo Itamaraty a autoridades dos EUA. Teria sido rejeitada, segundo CartaCapital apurou. 

A Base de Alcântara é tida como a mais bem localizada do mundo. Dali foguetes conseguem colocar satélites em órbita mais rapidamente, uma economia de combustível e dinheiro. 
No fim do governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), de quem Sérgio Amaral era porta-voz, houve um acordo entre os dois países. Foi enviado ao Congresso brasileiro, para a necessária aprovação. Logo ao herdar a faixa do tucano em 2003, o petista Lula enterrou o caso. 
Um dos ministros a defender o arquivamento naquela época foi o hoje colunista de CartaCapital Roberto Amaral, então na Ciência e Tecnologia. Por seus termos, relembra ele, era um “crime de lesa-pátria”.

Os EUA impunham várias proibições ao Brasil: lançar foguetes próprios da base, firmar cooperação tecnológica espacial com outras nações, apoderar-se de tecnologia norte-americana usada em Alcântara, direcionar para o desenvolvimento de satélites nacionais dinheiro obtido com a base. Além disso, só pessoal norte-americano teria acesso às instalações. 

“O acordo contrariava os interesses nacionais e afetava nossa soberania”, afirma Amaral.
 “Os EUA não queriam nosso programa espacial, isso foi dito por eles à Ucrânia.” 
Enterrada a negociação com Washington, a Ucrânia foi a parceiro escolhido em 2003 para um acordo espacial. Herdeira da União Soviética, tinha tecnologia para fornecer. Brasil e Ucrânia desenvolveriam conjuntamente foguetes para lançamentos em Alcântara, com o compromisso de transferência de tecnologia de lá para cá.
Um telegrama escrito em 2009 pelo então embaixador dos EUA em Brasília, Clifford Sobel, e divulgado pelo WikiLeaks, relata uma conversa tida por ele com o então representante ucraniano na cidade e mostra a desaprovação do Tio Sam ao entendimento Ucrânia-Brasil. Os EUA não queriam “que resultasse em transferência de tecnologia de foguetes para o Brasil”.

O entendimento do Brasil com a Ucrânia foi desfeito em 2015, após consolidar-se lá um governo pró-EUA. 

Na proposta sigilosa de agora, o Brasil teria oferecido a base em troca de grana e tecnologia. As proibições do acerto de 2002, chamadas “salvaguardas”, seriam flexibilizadas. Teria sido esse o motivo da recusa norte-americana.
Fonte: 

NOVO RELATOR DA LAVA JATO SERÁ ESCOLHIDO ENTRE OS ATUAIS MINISTROS

Após escolha de relator, Temer pode indicar Alexandre de Morais para o STF

O presidente Michel Temer confirmou no fim de semana que só indicará o substituto do ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF) depois que a Corte decidir quem assumirá a relatoria da Operação Lava Jato. "Só depois que houver a indicação do relator", disse Temer durante o velório de Teori, em Porto Alegre. O ministro morreu em um acidente aéreo na quinta-feira, em Paraty, no litoral do Rio.

Antes mesmo da declaração, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, dava sinais de que vai remeter os processos da Lava Jato a um dos atuais integrantes da Corte. O mais provável, na visão de fontes que integram o tribunal, é que um dos ministros da Segunda Turma do STF - responsável por analisar as ações da operação - seja escolhido por meio de sorteio para herdar a relatoria.

A definição de quem ficará responsável pela Lava Jato no Supremo abriu uma discussão nos meios jurídico e político sobre o futuro da operação. A preocupação é se o novo responsável pelos processos no Supremo vai manter o caráter técnico com o qual Teori costumava conduzir o caso. A Corte julga investigados com foro privilegiado, como parlamentares e ministros de Estado.

Compõem a Segunda Turma e, portanto, poderiam assumir a relatoria os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e o decano do tribunal, Celso de Mello. Uma cadeira ficou vaga com a morte de Teori.

Em tese, o posto na Segunda Turma deixado por Teori seria preenchido pelo próximo ministro, a ser indicado por Temer. Há um precedente na Corte, no entanto, para que um dos integrantes da Primeira Turma migre para o outro colegiado. Isso ocorreu em 2015, quando Toffoli pediu para integrar a Segunda Turma do Supremo.

A medida teve o objetivo de evitar empates em julgamentos da Lava Jato e também de retirar do futuro ministro nomeado - que veio a ser Edson Fachin - o ônus de ser indicado com a pressão de quem iria ter em mãos a investigação sobre o esquema de corrupção na Petrobrás. Fachin passou a integrar a Primeira Turma do STF.

A expectativa é de que os ministros adotem a mesma solução agora Mas, por enquanto, todos aguardam os primeiros sinais de Cármen Lúcia, que já anunciou que só falará sobre isso no retorno a Brasília.

Velório - No sábado, 21, a ministra foi a primeira representante do STF a chegar, logo pela manhã, ao velório de Teori, em Porto Alegre, mas evitou declarações públicas sobre o tema. O assunto, porém, permeou conversas entre autoridades presentes à cerimônia.

Questionado sobre o fato de Temer aguardar a definição sobre o novo relator, o juiz Sérgio Moro disse que "compete ao Supremo" encontrar uma solução. "As instituições estão funcionando. Vai ser resolvido institucionalmente", disse Moro.

Para o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, a decisão de remeter o caso a um dos atuais ministros é acertada. "Não se deve deixar a relatoria para o novo ministro que vai assumir. Seria uma situação política extremamente delicada", afirmou Sanseverino.

Em reservado, ministros no Supremo afirmam que não gostariam de assumir a Operação Lava Jato. A avaliação é de que Teori estava longe de especulações sobre eventual ligação com a política e, de forma discreta, conseguia conduzir o caso de maneira independente.

Um exemplo mencionado é a decisão do ministro de anular o áudio em que a presidente cassada Dilma Rousseff conversava com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ainda receber um pedido de "escusas" do juiz Sérgio Moro.

O futuro da Lava Jato tem causado apreensão na Procuradoria-Geral da República. Rodrigo Janot revelou a pessoas próximas preocupação com o destino da operação na Corte. Ele mantinha relação próxima com Teori, a exemplo de Moro, que conduz a Lava Jato em Curitiba.

AGÊNCIA O ESTADO

Visita do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia a São Luís


O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), realizou uma visita de cortesia na sexta-feira ao ex-presidente da República, José Sarney (PMDB). O encontro, na residência do peemedebista, foi o primeiro compromisso da agenda oficial do parlamentar no estado.

Veja a matéria do JMTV

Ele busca a consolidação de sua candidatura, junto à bancada maranhense, à presidência da Câmara. Depois de visitar José Sarney, Maia teve encontro com o governador Flávio Dino, do PCdoB, partido que apoia a sua eleição, e jantou com os deputados federais do estado no Hotel Pestana.

A O Estado, Maia falou da importância da agenda com o ex-presidente da República e o seu grupo político no estado.

“Toda vez que estou com o presidente Sarney é um momento de muita alegria, de muita emoção. Poder estar com ele aprendendo, ouvindo os seus ensinamentos, principalmente num momento como este, muito importante para a vida política brasileira”, disse.

domingo, 22 de janeiro de 2017

Pindaré News Clip



Os melhores vídeos da nossa cidade você encontra 
AQUI


sábado, 21 de janeiro de 2017

Concurso Público: CRM-MA abre inscrições

Resultado de imagem para Concurso Público: CRM-MA abre inscrições para o ensino fundamental e médio

As inscrições abertas para o concurso do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), organizado pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São ofertadas 45 vagas, no total.

A taxa de inscrição par ao nível médio é de R$ 40 e R$ 60, nível superior. Os salários variam entre R$ 1.100 e R$ 1.900, com carga horária de 40h semanais. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Sousândrade e o termino das inscrições darão as 18h do dia 13 de fevereiro.

De acordo com informações do edital, há vagas para os cargos de Assistente Administrativo (5 cinco), Auxiliar Administrativo (7 sete), Motorista (1 uma), Recepcionista (1 uma), Técnico Contábil (1 uma), Técnico de Informática (1 uma) e Porteiro (29 vinte e nove). As oportunidades são para os municípios de São Luís, Açailândia, Bacabal, Codó, Caxias, Chapadinha e Imperatriz.

Veja aqui o Edital Completo no link abaixo.

Processo seletivo para professor na prefeitura de Timon oferece centenas de vagas

A prefeitura de Timon vai oferecer centenas de oportunidades de trabalho para professores na rede municipal de ensino. Ontem, sexta-feira (20), o Diário Oficial do Município publicou que a Secretaria Municipal de Educação vai fazer processo seletivo para professor.

Serão centenas de vagas para as mais diferentes áreas da educação fundamental como história, geografia, inglês, ciências…

A remuneração para professores com 20 horas semanais é no valor de R$ 1.149,40 (mil cento e quarenta e nove reais e quarenta centavos)

Além do preenchimento de vagas na rede municipal, o processo seletivo também servirá para fazer cadastro de reserva para a educação do município.

Uma Comissão já foi nomeada para fazer a seleção dos profissionais da educação.
As inscrições com entrega da documentação dos professores vão acontecer no período de 25 a 27 deste mês e a homologação do resultado final do processo seletivo será publicado no dia 20 de fevereiro.
As informações completas podem ser encontradas no Diário Oficial do Município no endereço http://timon.ma.gov.br/semgov/diario/

Fonte: Elias Lacerda.com

Concurso Público de Pindaré 2016

Prefeito de Pindaré-Mirim esclarece matéria do blog e diz cumprir decisões da justiça

Ao contrário do que divulgado pelo blog doLuís Cardoso na matéria “Prefeito de Pindaré Mirim desobedece MP e não convoca aprovados em concurso público”, afirmamos ser inverídica a informação relativa a uma possível desobediência do prefeito perante uma recomendação do Ministério Público.



O concurso público realizado em 2016 está sub judice (processo nº 0003530 03.2016.8.10.0000), aguardando que o mérito da questão seja julgado pela Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça – TJMA. Por isso, a convocação dos aprovados se torna inviável neste momento, sendo necessário aguardar que uma decisão final sobre o caso seja proferida.



O prefeito de Pindaré, Henrique Salgado, ratifica o seu compromisso em realizar uma gestão transparente e responsável, sobretudo, neste caso, de respeito aos candidatos aprovados no concurso público, cumprindo rigorosamente o que for decidido pela Justiça. Colocamo-nos inteiramente à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDARÉ MIRIM



Publicação Ampliada e Modificada por Pindaré News

Prefeita de Monção realiza cerimônia de posse dos novos secretários municipais

Agora Santa Inês - Prefeita de Monção realiza cerimônia de posse dos novos secretários municipais

Na tarde de quarta-feira,18, a prefeita de Monção, Cláudia Silva, realizou a cerimônia de posse dos novos secretários. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara Municipal com a presença de todo secretariado, servidores, vereadores, população e contou com também com as presenças das autoridades de Segurança da região; Dr. Ederson Martins, Delegado Regional e tenente-coronel V Oliveira, comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar.


Compuseram a mesa, além da prefeita, a vice Sônia Jansen, o ex-prefeito Henrique Silva, o recém-empossado presidente da Câmara Municipal, João Amorim, o delegado Ederson Martins e o tenente-coronel V. Oliveira. As autoridades fizeram uso da palavra, falando da importância de uma equipe de secretários preparados, afim de realizar um trabalho em conjunto com a prefeita que ressaltou o espírito de equipe que deve imperar nessa nova gestão, alertando para o fato de que será esse trabalho em conjunto, que fará com que Monção possa avançar nas questões sociais, estruturais e até administrativas e que, como todos sabem, o trabalho de cada um será cobrado em busca de resultados com o estabelecimento de metas para que a população, a quem o trabalho tem como foco, não só perceba as melhorias como seja também fiscalizadora dos atos e ações.


Os secretários foram empossados e receberam das mãos da prefeita, a portaria de posse. Após a cerimônia, os presentes foram convidados para um coquetel. Em seguida, os recém-empossados arregaçaram as mangas e foram ao trabalho.


Conheça os novos Secretários Municipais da cidade de Monção:

Laurindo Antônio Soares Neto - Secretário Municipal de Administração e Gestão; Kedma Oliveira Nussrala; Secretária Municipal de Planejamento e Gestão Fiscal.

Maria Célia Costa Barros dos Santos - Secretária Municipal de Educação; Erion Célio Pereira Silva - Secretário Municipal de Saúde; Claudene Silva Gama Secretária Municipal de Assistência Social; Hubiraci Marques Madeira - Secretário Municipal de Esporte, Lazer, Juventude e Turismo; Francisco de Assis Leite Júnior - Secretário Municipal de Obras, Serviços Públicos, Urbanismo e Saneamento; Francisco Aurino Garces Neto - Secretário Chefe de Gabinete; Emanoel Henrique de Araújo Silva - Controlador Geral do Município; Valentim Bezerra Santana Neto, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Preservação de Recursos Naturais; Jackson Gonçalves Guimarães - Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial; Sérgio Murilo Jansen Pereira - Secretário Municipal de Articulação Política e Relações Institucionais;

Alexandre Gaspar - Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Carlos Alberto Cordeiro Nogueira - Secretário Municipal de Cidades e Habitação.

Fonte: Agora Santa Inês

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Anvisa aprova pela primeira vez registro de remédio à base de maconha


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu pela primeira vez o registro a um medicamento à base de cannabis sativa, a maconha, no país. Chamado Mevatyl, o produto é indicado para o tratamento de adultos que tenham espasmos relacionados à esclerose múltipla. O registro na Anvisa é um documento obrigatório para que qualquer medicamento possa ser comercializado no Brasil.

As regras para aprovar medicamentos à base de maconha foram aprovadas pela Anvisa em novembro do ano passado. O Mevatyl, conhecido fora do Brasil como Sativex, é aprovado em 28 países, entre eles, Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Dinamarca. O remédio tem a seguinte composição: tetraidrocanabinol (THC), 27 mg/mL+canabidiol(CBD), 25 mg/mL).

Conforme dados de estudos clínicos feitos com o Mevatyl, a ocorrência de dependência com o seu uso é improvável. O produto será comercializado com tarja preta e rotulagem  dirá que o uso ficará sujeito a prescrição médica por meio de notificação de receita A e de Termo de Consentimento Informado ao Paciente.

O medicamento é da britânica GW Pharma Limited, e a detentora do registro do medicamento no Brasil é a empresa Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda., localizada em São Paulo (SP).

Importação
Para a compra de outros medicamentos à base de maconha, a Anvisa tem o seguinte procedimento: primeiramente, o paciente preenche um formulário contendo os dados do paciente, o sintoma a ser tratado e o nome do produto. O documento passará por avaliação, e se aprovado, a importação pode ser feita por bagagem acompanhada, por remessa expressa ou por registro do Licenciamento de Importação.

AgBr

Amante é pega em traição e é torturada por esposa


Uma mulher traída torturou a amante do marido em Cubatão, na baixada santista. Além de cortar o cabelo e a agredir, a mulher obrigou a amante a andar pelo bairro totalmente nua. O vídeo, filmado pelos filhos da mulher, foi postado em redes sociais e logo viralizou. Após a agressão, a vítima fez um boletim de ocorrências na delegacia da mulher. A agressora, que já foi identificada pela polícia, pode responder por lesão corporal, injúria, violência doméstica e tortura.

Atualização do CPF pela internet já está disponível


Desde segunda (16), o contribuinte poderá já pode atualizar o CPF pela internet. A Receita Federal vai oferecer, no site do órgão, um formulário eletrônico que permite a alteração instantânea de dados como nome, endereço, telefone.

Segundo a Receita, o serviço é gratuito e estará disponível 24 horas por dia. Brasileiros, estrangeiros residentes no Brasil, de todas as idades, vão poder usar o recurso.

Atualmente, o contribuinte que deseja atualizar o CPF precisa ir a uma unidade dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil e deve pagar R$ 7 de tarifa de serviço.

Também hoje, a Receita lança os novos modelos de comprovante de inscrição e de situação cadastral no CPF, que continuarão a ser emitidos na página da Receita Federal. A principal mudança está na forma de autenticação, que vai ser feita a partir de um tipo de código usado em dispositivos móveis.

Os novos serviços vão estar disponíveis no endereço http://idg.receita.fazenda.gov.br

Oito homens mais ricos detêm mesmo patrimônio que a metade mais pobre do mundo


O patrimônio de apenas oito homens é igual ao da metade mais pobre do mundo. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (16) pela Oxfam, organização humanitária que luta contra a pobreza, e mostram ainda que a fatia dos 1% mais ricos detém mais que todo o resto do planeta.

O relatório intitulado "Uma economia para os 99%” denuncia o abismo existente entre os mais ricos e o resto da população mundial e apresenta propostas de ações para uma sociedade mais justa e igualitária.

Entre os dados apresentados no documento há referência positiva ao caso do Brasil, onde os salários reais dos 10% mais pobres da população aumentaram mais que os pagos aos 10% mais ricos entre 2001 e 2012, “graças à adoção de políticas progressistas de reajustes do salário mínimo”.

No entanto, as notícias de maneira geral não são boas. No mundo, a renda dos 10% mais pobres aumentou cerca de US$ 65 entre 1988 e 2011, enquanto a renda dos 1% mais ricos aumentou – 182 vezes mais no mesmo período (ceca de US$ 11.800). Além disso, sete em cada dez pessoas vivem em um país que registrou aumento da desigualdade nos últimos 30 anos.

Ao longo dos próximos 20 anos, 500 pessoas passarão mais de US$ 2,1 trilhões para seus herdeiros – uma soma mais alta que o Produto Interno Bruto (PIB) da Índia, país que tem 1,2 bilhão de habitantes.

Nos Estados Unidos, nos últimos 30 anos, a renda dos 50% mais pobres permaneceu inalterada, enquanto a do 1% mais rico aumentou 300%.

Outro exemplo que o documento cita e que revela o tamanho da desigualdade na distribuição de renda é o Vietnã: o homem mais rico do país ganha mais em um único dia de trabalho do que a pessoa mais pobre vai ganhar em um período de dez anos.

De acordo com a Oxfam, os mais ricos acumulam riqueza de forma tão acelerada que o mundo pode ter seu primeiro trilionário nos próximos 25 anos. A ideia de que uma única pessoa possua mais de um trilhão é tão incrível que a palavra “trilionário” ainda não aparece na maioria dos dicionários. O relatório destaca que seria preciso gastar US$ 1 milhão todos os dias durante 2.738 anos para gastar US$ 1 trilhão.

Outra triste conclusão apresentada é sobre as desigualdades de gênero. De acordo com as tendências atuais, o impacto é maior entre as mulheres, que levarão 170 anos para serem remuneradas como os homens.

A Oxfam afirma que as relações econômicas atuais recompensam excessivamente os mais ricos e propõe, como estratégia para diminuir o abismo entre milionários e pobres, tornar essas relações econômicas mais humanas.

“Governos responsáveis e visionários, empresas que trabalham no interesse de trabalhadores e produtores, valorizando o meio ambiente e os direitos das mulheres, além de um sistema robusto de justiça fiscal são elementos fundamentais para essa economia mais humana”, diz o texto.

O relatório fala ainda em cobrança justa de impostos por empresas e pessoas ricas, a igualdade salarial entre homens e mulheres e a proteção do meio ambiente.

“Combustíveis fósseis têm impulsionado o crescimento econômico desde a era da industrialização, mas eles são incompatíveis com uma economia que efetivamente prioriza as necessidades da maioria. A poluição do ar provocada pela queima de carvão causa milhões de mortes prematuras em todo o mundo, enquanto a devastação causada pelas mudanças climáticas afeta mais intensamente os mais pobres e mais vulneráveis. Energias renováveis sustentáveis podem garantir o acesso universal à energia e promover o crescimento do setor energético respeitando os limites do nosso planeta”.

O relatório da Oxfam foi divulgado um dia antes do início do Fórum Econômico Mundial, que vai debater alguns desses assuntos ao longo desta semana, em Davos, na Suíça. No evento, estarão reunidos os principais atores políticos e econômicos do mundo para discutir, entre outros temas, a questão das alterações climáticas.

Quem são os oito mais ricos do mundo

O estudo da Oxfam cita a lista divulgada pela revista americana Forbes, em março de 2016, com os nomes dos homens mais ricos do mundo à época. Bill Gates, fundador da Microsoft, lidera o ranking, com uma fortuna de US$ 75 bilhões; seguido pelo espanhol Amancio Ortega, fundador da Inditex, empresa-mãe da Zara (US$ 67 bilhões); pelo americano Warren Buffett, acionista da Berkshire Hathaway (US$ 60,8 bilhões); pelo mexicano Carlos Slim Helu, dono da Grupo Carso (US$ 50 bilhões); e pelos americanos Jeff Bezos, fundador e principal executivo da Amazon (US$ 45,2 bilhões); Mark Zuckerberg, cofundador e principal executivo do Facebook (US$ 44,6 bilhões); Larry Ellison, cofundador e principal executivo da Oracle (US$ 43,6 bilhões) e Michael Bloomberg, cofundador da Bloomberg LP (US$ 40 bilhões).

De acordo com o relatório, os 1.810 bilionários (em dólares) incluídos na lista da Forbes de 2016 possuem um patrimônio de US$ 6,5 trilhões – a mesma riqueza detida pelos 70% mais pobres da humanidade.

Com informações da AgBr

Buscas do voo da Malaysia Airlines são suspensas


Boeing 777 desapareceu dos radares no dia 8 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo. Desaparecimento é um dos maiores mistérios da história da aviação civil.

As operações submarinas de busca no oceano Índico do avião da Malaysia Airlines (voo MH370), que desapareceu misteriosamente há quase três anos, foram suspensas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17) pelos governos de Austrália, Malásia e China.

O Boeing 777 sumiu dos radares no dia 8 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo, pouco depois de decolar de Kuala Lumpur com destino a Pequim. Este desaparecimento é um dos maiores mistérios da história da aviação civil.

A aeronave "não pôde ser localizada" na zona de buscas, de 120 mil quilômetros quadrados, "apesar de todos os esforços realizados com ajuda da ciência disponível, de tecnologia de ponta e dos conselhos de profissionais extremamente competentes", disse o comunicado. "A busca submarina do MH370 foi, portanto, suspensa", acrescentou.
A Malásia já havia anunciado o fim destas operações há duas semanas.


Até agora, não foi encontrado nenhum indício da presença da aeronave. No entanto, vinte pedaços descobertos no litoral do oceano Índico, diante da costa da África do leste - perto da atual zona de buscas - foram identificados como provavelmente pertencentes ao Boeing 777 da Malaysia Airlines.

Em dezembro, as autoridades australianas haviam considerado que os destroços do avião provavelmente não estavam na zona de buscas de 120.000 km2.

Os especialistas identificaram outra zona provável, esta de 25.000 quilômetros quadrados. Mas tanto a Austrália quanto a Malásia consideram que as possibilidades de encontrar a aeronave ali não eram suficientes para ampliar as operações.

A decisão de suspender as buscas "não foi tomada tranquilamente, nem sem tristeza", ressaltou o comunicado dos três países.

"Não perdemos a esperança de que um dia sejam obtidas novas informações e de que em algum momento no futuro a aeronave seja localizada", acrescentou.

Por France Presse
Agence France-Presse

sábado, 14 de janeiro de 2017

PREFEITURA DE PINDARÉ BUSCA RECURSOS PARA DRIBLAR CRISE E RETOMAR CRESCIMENTO DA CIDADE


A Prefeiturade Pindaré vem buscando diversas alternativas para driblar a crise nacional e retomar o crescimento da cidade. Na manhã de ontem, sexta-feira (13), o prefeito Henrique Salgado participou de uma reunião na sede do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no Rio de Janeiro, ao lado de outros prefeitos da COMEFC (Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão), entre eles a presidente do consórcio e prefeita de VilaNova dos Martírios, Karla Batista e do deputado federal André Fufuca.

O objetivo do encontro que contou com a presença da presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, do diretor da Área Jurídica, Marcelo de Siqueira Freitas e de Marilene de Oliveira, diretora da Área de Energia de Gestão Pública e Saneamento e Transporte do órgão, foi buscar a liberação de cerca de R$ 100 milhões de reais que se encontram retidos desde a época da privatização da mineradora Vale em 1997. Caso a liberação ocorra, o dinheiro seria dividido entre as cidades do consórcio para ser utilizados em projetos e ações que beneficiarão milhares de maranhenses.

“O que estamos fazendo aqui é abrindo um diálogo para estreitar os laços com o BNDES e conseguir a liberação deste recurso o mais rápido possível. Todo esse dinheiro nada mais é do que uma compensação da mineradora VALE aos impactos causados aos municípios cortados pela estrada de ferro. Caso esse recurso seja liberado, conseguiremos realizar muitas ações em Pindaré.”, disse o prefeito Henrique Salgado, após a reunião.

Fonte:Agora Santa Inês

SECRETÁRIOS DA PREFEITURA DE MONÇÃO DENUNCIAM QUE EX-PREFEITO FEZ UM DESMONTE NO MUNICÍPIO E DEIXOU ROMBO DE MAIS DE 9 MILHÕES

Prédios abandonados e destruídos, acúmulo de lixo, salários atrasados, veículos sucateados, equipamentos roubados e sérios indícios de desvios de verbas públicas. Essa foi a situação que a nova equipe de governo da prefeita Cláudia Silva encontrou no município de Monção. De acordo com ex-prefeito Henrique Silva, marido da atual prefeita, após 10 dias de gestão na cidade de Monção, o que já deu para perceber é que a situação requer medidas urgentes. “Na prefeitura nós não encontramos nada nos arquivos, não temos informação de nada, e o que a população sabe é que temos atrasos de salário, a administração não pagou, por exemplo, o mês de dezembro dos funcionários da Administração e da Saúde. Nós precisamos fazer todo um levantamento dessa situação e ver o que ele (o prefeito) deixou empenhado. Porque infelizmente aqui na prefeitura não ficou registro de nada e nós estamos fazendo esse levantamento pra ver se a gente começa a instituir uma organização administrativa para que isso aqui possa funcionar”, disse o ex-prefeito Henrique Silva.

Na Secretaria de Obras, alguns veículos que fazem parte de convênios até foram deixados, mas outros pertencentes ao município estão sem a mínima condição de uso. “O que ficou da prefeitura de equipamento e de frota e tudo de programas; patrol, retro escavadeira, caçamba,  são tudo do programa do PAC, então isso aí não é recurso da prefeitura e sim do programas que vem paras cidades abaixo de 50 mil habitantes. Os ônibus que são escolar  e isso aí vem para os municípios de acordo com a demanda escolar. Recebemos duas lanchas e todas duas estão com problemas de motor. E trator é de parceria com a AGERP, ambulância esta danificada e não há condição de trabalho, tem que ser feito uma substituição e colocação de equipamento dentro dela pois ela só está um vagão dentro dela e não tem equipamento nenhum  para dar assistência e cobertura nas necessidades do município, ressaltou o secretário de Obras de Monção, Júnior Leite.

No mercado municipal a situação é de abandono, assim como é no matadouro público que foi interditado pelo Ministério Público. Outra preocupação da nova gestão, é  quanto ao lixão municipal pelas conseqüências da poluição. “Já pedi para vim uma equipe, para fazer um levantamento da situação do atual lixão. Tem vários problemas lá, primeiro; é dentro da cidade, segundo; é um ‘grotão’  onde jogam lixo  em uma lago chamado laguinho e do laguinho vai para o lago do Castelo. Tudo isso aí, do lixão vocês sabem que produz poluição e o pior, é o “chorume”, e isso aí vai ter impacto ambientais, vai poluir as águas e com isso vai matar os nosso peixes do laguinho e do Lago do Castelo”,  afirma o secretário de Obras de Monção, Júnior Leite.

Diante de tantos descasos, o que chamou  mais a atenção da nova equipe de governo, foi o documento que chegou logo na primeira semana de trabalho. De acordo com os documentos; um relatório de uma auditoria realizada no município de Monção pela Receita Federal ainda no mês de dezembro que comprova que foi recolhido de todos os funcionários da cidade cerca de 9 milhões e novecentos mil reais,  e não foram repassados para a previdência, é como se todos os funcionários do município não tivessem contribuído com a previdência no período de janeiro 2013 à novembro de 2016. “O relatório da auditória na folha 1,  diz o seguinte; que há  um débito de 9 milhões novecentos e cinqüenta e dois mil setecentos e sessenta reais e um centavo, sendo 7  milhões e duzentos e oitenta e quatro mil seiscentos e vinte dois reais pela parte patronal, 2 milhões  seiscentos e sessenta e oito mil sento e trinta e sete reais dos servidores. Isto quer dizer que foi descontado e não foi repassado ao instituto.” Relata o Secretário de administração de Monção, Laurindo António Soares.

Além dos desvios de quase Dez milhões da previdência, a nova administração encontrou alguns débitos em uma agência bancária da cidade, referente a empréstimos de funcionários públicos municipais, onde a gestão anterior chegou a descontar os valores mensais e não repassou ao banco gerando uma inadimplência de Cento 180  mil reais. O secretário de Administração disse que o setor Jurídico já está tomando todas as providências para responsabilizar o ex-prefeito João de Fátima Queiroz. “Já determinamos que o setor Jurídico faça as representações”, finalizou.

Fonte:Agora Santa Inês