sexta-feira, 21 de abril de 2017

Baleia Azul, o jogo suicida que preocupa o Brasil e o mundo

Primeiro caso de morte foi reportado em 2015, na Rússia
Blue Whale (Baleia Azul): game preocupa autoridades (Foto: Reprodução/Facebook)
Um dos assuntos que mais tem gerado preocupação no Brasil e no mundo é o jogo virtual da Baleia Azul. O passatempo, disputado pelas redes sociais, propõe ao jogador 50 desafios macabros que vão desde a automultilação até o suicídio.
O game funciona como uma espécie de "siga o mestre" - quem dita as regras e propõe os desafios é um mentor, o qual envia aos participantes mensagens com instruções do que fazer e solicita fotos como prova do cumprimento das tarefas. Os jogadores geralmente são crianças e adolescentes, que, além de estarem mais suscetíveis a influências de terceiros, passam mais tempo em redes sociais.
Tudo começa de maneira "leve" - no início, são delegadas aos jogadores tarefas como assistir a filmes de terror, ouvir músicas psicodélicas e desenhar uma baleia azul em um papel. Com o passar dos dias, os adolescentes chegam a ser desafiados a se pendurarem em lugares altos e se automutilarem, ou até tirarem a própria vida.
Ao que tudo indica, o jogo Baleia Azul teve início na Rússia, em 2015, quando uma jovem de 15 anos cumpriu a última tarefa e pulou do alto de um edifício. Dias depois, uma adolescente de 14 anos se atirou na frente de um trem. Os episódios fizeram as autoridades do país começarem uma investigação que ligou os incidentes a um grupo que participava de um desafio com 50 missões.
A preocupação com o jogo aumentou no ano passado, quando diversas fontes divulgaram, sem confirmação, 130 suicídios supostamente vinculados a comunidades virtuais identificadas como "grupos da morte". Diversos países, como a Inglaterra, França e Romênia têm enviado alertas aos pais depois que adolescentes apareceram com cortes nos braços e sinais de mutilação.
No Brasil, uma menina de 16 anos morreu no Mato Grosso após se afogar em uma lagoa na região central de Vila Rica, a cerca de 1.200 km de Cuiabá. A principal suspeita da polícia é a de que a jovem, que apresentava cortes nos braços, participava do jogo da Baleia Azul. A polícia brasileira também investiga a participação de alunos de João Pessoa em grupos de automutilação e morte, além das denúncias de que os curadores do game estariam ameaçando os jovens que tentassem desistir dos desafios.
Jogos que apresentam riscos letais viraram moda entre muitos adolescentes. No ano passado, um garoto de 13 anos morreu após se enforcar na casa do pai, no litoral sul da capital paulista. Gustavo Detter participava de um "choking game", em que a pessoa interrompia o fluxo de ar com as mãos ou objetos para induzir o desmaio.

As autoridades recomendam às famílias a monitorarem o uso da internet dos filhos, frequentarem suas redes sociais, observarem comportamentos estranhos e, sobretudo, conversarem e conscientizarem os adolescentes a respeito das consequências de práticas periogosas. Com os jovens que apresentam tendência à depressão, a atenção deve ser redobrada, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul.

Ibope: Lula é o presidenciável com maior potencial de votos

Pela 1ª vez desde 2015, eleitores que dizem que votariam nele se equivalem aos que não votariam de jeito nenhum

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do lançamento do 6º Congresso Nacional do PT (Foto: Filipe Araújo/Fotos Públicas)
Pesquisa inédita do Ibope mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a ser o presidenciável com maior potencial de voto entre nove nomes testados pelo instituto. Pela primeira vez desde 2015, os eleitores que dizem que votariam nele com certeza (30%) ou que poderiam votar (17%) se equivalem aos que não votariam de jeito nenhum (51%), considerada a margem de erro. Desde o impeachment de Dilma Rousseff, há um ano, a rejeição a Lula caiu 14 pontos

A pesquisa foi feita antes de vir a público a lista do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), com as delações de executivos da Odebrecht que acusaram o ex-presidente de corrupção, junto com dezenas de outros políticos. Se a divulgação das denúncias prejudicou a imagem de Lula (e de outros denunciados), não houve tempo de isso ser captado pelo Ibope.
Os três principais nomes do PSDB, por sua vez, viram seu potencial de voto diminuir ao longo do último ano e meio. Desde outubro de 2015, a soma dos que votariam com certeza ou poderiam votar no senador Aécio Neves (PSDB-MG) despencou de 41% para 22%. O potencial do senador José Serra (PSDB-SP) caiu de 32% para 25%, e o do governadorGeraldo Alckmin (PSDB-SP) foi de 29% para 22%. Os três tucanos aparecem na pesquisa com taxas de rejeição superiores à de Lula: 62%, 58% e 54%, respectivamente.
"Se puder, serei candidato", diz Lula a rádio de Sergipe
O Ibope testou pela primeira vez o potencial do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), em uma eleição para presidente. Embora seja muito menos conhecido do que seus colegas de PSDB (44% de desconhecimento, contra 24% de Alckmin e 16% de Serra e Aécio), Doria já tem 24% de eleitores potenciais (metade votaria com certeza), ou seja, tanto quanto os outros tucanos, levando-se em conta a margem de erro. Mas sua vantagem é ter uma rejeição muito menor que a dos concorrentes dentro do partido: 32%.
Assim como os nomes tradicionais do PSDB, a ex-ministra Marina Silva (Rede) sofreu redução de potencial de voto e aumento da rejeição. Agora, um terço dos eleitores a indicam como possível opção - eram 39% há um ano.
Método
Entre os dias 7 e 11 de abril, o Ibope realizou 2.002 entrevistas face a face, em 143 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. As perguntas eleitorais fizeram parte da pesquisa que o instituto conduz mensalmente com questionário variável, o chamado BUS.
Na pesquisa de potencial de voto, o entrevistador apresenta um nome de cada vez e pede ao eleitor que escolha qual frase descreve melhor sua opinião sobre aquela pessoa: se votaria nela com certeza, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum, ou se não a conhece o suficiente para opinar. É diferente da intenção de voto.
Barbosa
Apesar de ter não contar mais com a projeção e a visibilidade inerente ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa ainda é considerado um candidato viável à Presidência da República por uma parcela considerável dos eleitores. Na pesquisa Ibope, Barbosa aparece com 24% de potencial de voto (soma das respostas "votaria com certeza" e "poderia votar").
O ex-ministro, que se celebrizou ao conduzir o julgamento do mensalão e que se aposentou do STF em 2014, também não sofre com os níveis de rejeição atribuídos aos políticos. Apenas 32% dizem que não votariam nele de jeito nenhum - uma das taxas mais baixas entre as dos nove nomes testados pelo Ibope. Barbosa, porém, não manifestou a intenção de se candidatar em 2018 e nem sequer é filiado a um partido.
O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que tenta se beneficiar da onda de rejeição a políticos - apesar de ser parlamentar desde o começo dos anos 1990 -, aparece com 17% de potencial de voto na pesquisa. Seu possível contingente de eleitores cresceu seis pontos porcentuais desde o ano passado, mas a parcela que o rejeita aumentou ainda mais, de 34% para 42%. 
Fonte: epocanegocios

Doria empata com Bolsonaro na disputa presidencial; Lula ainda lidera, aponta pesquisa

Considerando cenários com Alckmin e Aécio Neves na disputa presidencial, João Doria é o único que tira intenções de voto de Jair Bolsonaro

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) (Foto: Reprodução/Facebook)

Após a divulgação das delações da Odebrecht, João Doria desponta como o candidato tucano mais bem posicionado para as eleições presidenciais de 2018. O prefeito de São Paulo aparece com 13% das intenções de voto, bem próximo de Jair Bolsonaro, que detém 14% da intenções. O ex-presidente Lula, o melhor colocado, aparece com 25% das intenções considerando os dois na corrida. A pesquisa nacional foi realizada pelo DataPoder360, divisão de pesquisas do site de política Poder 360.

Doria, que não foi citado nas delações dos executivos da empreiteira, aparece a frente dos outros tucanos postulantes ao cargo. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, tem 8% das intenções e o senador mineiro Aécio Neves, 7%. Segundo o DataPoder360, os três tucanos foram testados em cenários idênticos (contra os mesmos adversários: Lula, Marina Silva, Bolsonaro e Ciro Gomes). Doria, porém, ainda é desconhecido por 53% dos eleitores. A pesquisa também mostra que Bolsonaro só perde intenções de voto se Doria surge na disputa – com Aécio Neves ele detém 19% e com Alckmin, 18%. 
Já Lula mantém-se na primeira colocação– variando de 24 a 25% – independentemente dos adversários. Marina Silva e Ciro Gomes tem 9% e 5%, respectivamente, caso a disputa seja com Doria e Bolsonaro; 11% e 4%, caso a disputa for com Aécio Neves e 11% e 5%, caso se dê com Alckmin. 
Considerando Aécio, Lula, Serra, Alckmin e Marina, Doria é quem aparece com a menor taxa de rejeição. O prefeito tem 23% de "opinião negativa". Aécio é quem lidera esse ranking, com 66% de rejeição, enquanto Lula tem 59%. 

A pesquisa foi realizada nos dias 16 e 17 de abril. Foram entrevistados 2.058 brasileiros e brasileiras com 16 anos de idade ou mais, em 217 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 
Fonte: epocanegocios

78% querem que Temer seja cassado pelo TSE, revela pesquisa

Levantamento feito pelo Vox Populi mostra também que maioria quer eleições diretas

O presidente Michel Temer em reunião da base aliada para discutir mudanças no texto da reforma da Previdência (Foto: Marcos Correa/PR)

A maioria da população brasileira quer que o presidente Michel Temer (PMDB) seja cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no processo que julga as supostas irregularidades cometidas pela chapa Dilma-Temer nas eleições de 2014. Pelo menos é o que mostrou a pesquisa realizada pelo Vox Populi, encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e divulgada pela revista Carta Capital. Segundo o levantamento, 78% dos eleitores apoiam a cassação do presidente. Apenas 11% defenderam que Temer não deveria ser cassado pela Corte Eleitoral, e 11% não responderam.

Caso a cassação ocorra, a maioria dos brasileiros defende a chamada de novas eleições diretas, contrariando a regra prevista pela Constituição, que prevê que o novo presidente deveria ser escolhido pelo Congresso Nacional. Dos que responderam à pesquisa, 90% disseram preferir a eleição direta, 4% querem eleições indiretas, e 6% não responderam.
A pesquisa consultou 2 mil eleitores acima de 16 anos, em 118 municípios, de todos os estados e do Distrito Federal, em áreas urbanas e rurais, entre 6 e 10 de abril.  A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os pesquisadores também questionaram os eleitores quanto à sua opinião a respeito das reformas propostas pelo governo Temer. A regra que foi proposta para a previdência, de idade da mínima para aposentadoria de 65 anos e tempo de contribuição mínimo de 25 anos, é rejeitada por 93%. A Lei da Terceirização, sancionada por Temer, também foi rejeitada pela maioria dos eleitores (80%).
Fonte: epocanegocios

Massacre Vascaino em 1957 - Barcelona 2 x 7 Vasco

.:: Massacre Vascaino em 1957 ::.
Time do Vasco da Gama campeão do Torneio Teresa Herrera em 1957;
Crédito: www.netvasco.com.br/Jornal-dos-Sports

Amistoso Internacional
Resultado de imagem para vasco e barcelona

 FICHA TÉCNICA 




Resultado de imagem para vasco e barcelona 7x2

Todos os Artilheiros da UEFA Champions League 1955-56 à 2015-16


.:: Todos os Artilheiros ::.
Os Principais Artilheiros da Competição
Season• Artilheiro• TimeGols
2015-16• Cristiano RONALDO dos Santos (POR)• Real Madrid CF (ESP)16
2014-15• NEYMAR da Silva Santos Júnior (BRA) 
• Lionel Andrés MESSI (ARG) 
• Cristiano RONALDO dos Santos (POR)
• FC Barcelona (ESP) 
• FC Barcelona (ESP) 
• Real Madrid CF (ESP)
10 
10 
10
2013-14• Cristiano RONALDO dos Santos (POR)• Real Madrid CF (ESP)17
2012-13• Cristiano RONALDO dos Santos (POR)• Real Madrid CF (ESP)12
2011-12• Lionel Andrés MESSI (ARG)• FC Barcelona (ESP)14
2010-11• Lionel Andrés MESSI (ARG)• FC Barcelona (ESP)12
2009-10• Lionel Andrés MESSI (ARG)• FC Barcelona (ESP)8
2008-09• Lionel Andrés MESSI (ARG)• FC Barcelona (ESP)9
2007-08• Cristiano RONALDO dos Santos (POR)• Manchester United (ING)8
2006-07• Ricardo Izecson Leite “Kaká” (BRA)• AC Milan (ITA)10
2005-06• Andriy Shevchenko (UCR)• AC Milan (ITA)9
2004-05• Ruud Van Nistelrooy (HOL)• Manchester United (ING)8
2003-04• Fernando Morientes (ESP)• AS Monaco FC (FRA)9
2002-03• Ruud Van Nistelrooy (HOL)• Manchester United (ING)12
2001-02• Ruud Van Nistelrooy (HOL)• Manchester United (ING)10
2000-01• Mário JARDEL Almeira Ribeiro (BRA)
• Raúl González (ESP)
• Galatasaray (TUR)
• Real Madrid CF (ESP)
8
8
1999-00• RIVALDO Vítor Borba Ferreira (BRA)
• Mário JARDEL Almeira Ribeiro (BRA)
• Raúl González (ESP)
• Serhiy Rebrov (UCR)
• FC Barcelona (ESP)
• Galatasaray (TUR)
• Real Madrid CF (ESP)
• Dinamo Kiev (UCR)
10
10
10
10
1998-99• Andriy Shevchenko (UCR)
• Dwight Eversley YORKE (TTB)
• Dinamo Kiev (UCR)
• Manchester United (ING)
8
8
1997-98• Alessandro Del Piero (ITA)• Juventus FC (ITA)10
1996-97• Ally McCoist (ESC)• Glasgow Rangers (ESC)6
1995-96• Jari Litmanen (FIN)• Ajax Amsterdam (HOL)9
1994-95• George Weah (LIB)• Paris St. Germain (FRA)8
1993-94• Ronald Koeman (HOL)
• Wynton Rufer (NZL)
• FC Barcelona (ESP)
• Werder Bremen (ALE)
8
8
1992-93• ROMÁRIO de Souza Faria (BRA)• PSV Eindhoven (HOL)7
Copa dos Clubes Campeões da Europa
Season• Artilheiro• TimeGols
1991-92• Jean-Pierre Papin (FRA)
• Serhiy Yuran (URSS)
• Olympique Marselha (FRA)
• SL Benfica (POR)
7
7
1990-91• Jean-Pierre Papin (FRA)
• Peter Pacult (AUT)
• Olympique Marselha (FRA)
• Tirol Innsbruck (AUT)
6
6
1989-90• Jean-Pierre Papin (FRA)
• ROMÁRIO de Souza Faria (BRA)
• Olympique Marselha (FRA)
• PSV Eindhoven (HOL)
6
6
1988-89• Marcel “Marco” van Basten (HOL)• AC Milan (ITA)10
1987-88• José RUI Lopes ÁGUAS (POR)
• Jean-Marc Ferreri (FRA)
• Alistair “Ally” Murdoch McCOIST (ESC)
• José Miguel González “MICHEL” (ESP)
• Gheorghe Hagi (ROM)
• Rabah Madjer (ALG)
• SL Benfica (POR)
• Girondins Bordeaux (FRA)
• Glasgow Rangers (ESC)
• Real Madrid (ESP)
• Steaua Bucaresti (ROM)
• FC Porto (POR)
4
4
4
4
4
4
1986-87• Borislav Cvetković (IUG)• Estrela Vermelha (IUG)7
1985-86• Torbjörn Nilsson (SUE)• IFK Göteborg (SUE)6
1984-85• Michel François PLATINI (FRA)
• Torbjörn Nilsson (SUE)
• Juventus FC (ITA)
• IFK Göteborg (SUE)
7
7
1983-84• Viktor Sokol (URSS)• Dinamo Misnk (URSS)6
1982-83• Paolo Rossi (ITA)• Juventus FC (ITA)6
1981-82• Dieter Hoeness (ALE)• Bayern München (ALE)7
1980-81• Karl-Heinz Rummenigge (ALE)
• Terry McDermott (ING)
• Graeme James SOUNESS (ESC)
• Bayern München (ALE)
• Liverpool FC (ING)
• Liverpool FC (ING)
6
6
6
1979-80• Søren Lerby (DIN)• Ajax Amsterdam (HOL)10
1978-79• Claudio Sulser (SUI)• Grasshopper (SUI)11
1977-78• Allan Rodenkam SIMONSEN (DIN)• Borussia M’Bach (ALE)5
1976-77• Franco Cucinotta (ITA)
Gerhard “Gerd” Müller (ALE)
• FC Zurique (SUI)
• Bayern München (ALE)
5
5
1975-76• Josef “Jupp” Heynckes (ALE)• Borussia M’Bach (ALE)6
1974-75• Gerhard “Gerd” Müller (ALE)
• Eduard Artyomovich MARKAROV (URSS)
• Bayern München (ALE)
• Ararat Erevan (URSS)
5
5
1973-74• Gerhard “Gerd” Müller (ALE)• Bayern München (ALE)8
1972-73• Gerhard “Gerd” Müller (ALE)• Bayern München (ALE)12
1971-72• Hendrik Johannes “Johan” Cruijff (HOL)
• Antal Dunai (HUN)
• Lou Macari (ESC)
• Silvester Takač (IUG)
• Ajax Amsterdam (HOL)
• Újpest FC (HUN)
• Celtic FC (ESC)
• Standard Liège (BEL)
5
5
5
5
1970-71• Antonis Antoniadis (GRE)• Panathinaikos FC (GRE)10
1969-70• Mick Jones (ING)
• Ove Kindvall (SUE)
• Leeds United FC (ING)
• Feyenoord (HOL)
8
8
1968-69• Denis Law (ESC)• Manchester United (ING)9
1967-68• EUSÉBIO da Silva Ferreira (POR)• SL Benfica (POR)6
1966-67• Paul van Himst (BEL)
• Jürgen Piepenburg (Ale.Or)
• RSC Anderlecht (BEL)
• Vorwärts Berlim (ALE.OR)
6
6
1965-66• EUSÉBIO da Silva Ferreira (POR)
• Flórián Albert (HUN)
• SL Benfica (POR)
• Ferencváros TC (HUN)
7
7
1964-65• EUSÉBIO da Silva Ferreira (POR)
• José Augusto TORRES (POR)
• SL Benfica (POR)
• SL Benfica (POR)
9
9
1963-64• Vladica Kovačević (IUG)
• Alessandro “Sandro” Mazzola (ITA)
• Ferenc PUSKÁS Biró (HUN)
• Partizan Belgrado (IUG)
• Internazionale FC (ITA)
• Real Madrid CF (ESP)
7
7
7
1962-63• José João ALTAFINI (BRA/ITA)• AC Milan (ITA)14
1961-62• Heinz Strehl (ALE)• 1FC Nuremberg (ALE)8
1960-61• José Pinto de Carvalho Santos ÁGUAS (POR)• SL Benfica (POR)12
1959-60• Ferenc PUSKÁS Biró (HUN)• Real Madrid CF (ESP)10
1958-59• Just FONTAINE (FRA)• Stade Reims (FRA)10
1957-58• Alfredo Stéfano DI STÉFANO (ARG)• Real Madrid CF (ESP)10
1956-57• Dennis Sydney VIOLLET (ING)• Manchester United (ING)9
1955-56• Miloš Milutinović (IUG)• Partizan Belgrado (IUG)8

# Os jogadores José Águas e Eusébio nasceram, respectivamente, em Angola e Moçambique, que seriam possessões portuguesas até 1975. Também vindo de uma dependência lusitana é Cristiano Ronaldo, nascido na Ilha da Madeira.
# Os ex-iugoslavos Milutinović, Kovačević e Katač são sérvios, assim como os times do Partizan e do Estrela Vermelha; Cvetković é croata.
# Dentre os ex-soviéticos, Markarov é azerbaijano de origem armênia que jogava em clube armênio (o Ararat Erevan); Sokal e seu clube (Dínamo Minsk) são bielorrussos; e Yuran, ucraniano (mas jogou pela Rússia), sendo que a URSS de desintegrou quando a edição em que foi artilheiro estava em andamento.
# O Estrela Vermelha também é chamado de: Red Star e Crvena Zvezda.


Pindaré News / ESPORTE

Galeria de Campeões da UEFA Champions League 1955-56 à 2015-16


A Liga dos Campeões da UEFA ou UEFA Champions League, que até 1992 chamava-se Copa dos Clubes Campeões da Europa, é uma competição de clubes organizada pela UEFA (União Europeia de Futebol e Associações).

Originalmente conhecida como Copa dos Clubes Campeões da Europa, ou simplesmente como Taça Européia, a competição começou em 1955/1956, na forma de eliminatórias, com dois jogos, onde as equipes jogavam uma partida em casa e outra na casa do adversário. A equipa que tivesse melhores resultados passava para a próxima eliminatória.

O formato e o nome foram mudados em 1992/1993. Com a mudança e evolução radical do sistema ao longo dos anos, a competição atualmente consiste em três fases de classificação, um estágio com disputa em grupos (onde os times jogam um contra o outro, no sistema de “ida-e-volta” e então 4 fases de finais mata-mata. Todas as fases de classificação e disputas tipo mata-mata consistem de dois jogos, exceto pela final, que é uma partida simples jogada em um local predeterminado.

A entrada nesta competição é limitada de acordo com o coeficiente da UEFA dos últimos 5 anos, sem contar o anterior, sendo que cada confederação tem direito, pelo menos, a uma vaga na primeira ronda de classificação. Quanto melhor for o coeficiente, mais vagas abrirão.
.:: Galeria de Campeões ::.
Liga dos Campeões da UEFA
SeasonLocalCampeãoVice-Campeão
2015-16Milão/ITAReal Madrid/ESP1 x 1Atletico Madrid/ESP
2014-15Berlim/ALEFC Barcelona (ESP)3 x 1Juventus FC (ITA)
2013-14Lisboa/PORReal Madrid/ESP4 x 1Atletico Madrid/ESP
2012-13Londres/INGBayern München/ALE2 x 1Borüsia Dortmund/ALE
2011-12Munique/ALEChelsea/ING1 x 1Bayern München/ALE
2010-11Londres/INGBarcelona/ESP3 x 1Manchester United/ING
2009-10Madrid/ESPInternazionale/ITA2 x 0Bayern München/ALE
2008-09Roma/ITABarcelona/ESP2 x 0Manchester United/ING
2007-08Moscou/RUSManchester United/ING1 x 1Chelsea/ING
2006-07Atenas/GREMilan/ITA2 x 1Liverpool/ING
2005-06Sant-Dennis/FRABarcelona/ESP2 x 1Arsenal/ING
2004-05Istambul/TURLiverpool/ING3 x 3Milan/ITA
2003-04Gelsenkirchen/ALEPorto/POR3 x 0AS Monaco/FRA
2002-03Manchester/INGAC Milan/ITA0 x 0Juventus/ITA
2001-02Glasgow/ESCReal Madrid/ESP2 x 1Bayer Leverkusen/ALE
2000-01Milão/ITABayern München/ALE1 x 1Valencia/ESP
1999-00Saint-Dennis/FRAReal Madrid/ESP3 x 0Valencia/ESP
1998-99Barcelona/ESPManchester United/ING2 x 1Bayern München/ALE
1997-98Amsterdam/HOLReal Madrid/ESP1 x 0Juventus/ITA
1996-97Munique/ALEBorussia Dortmund/ALE3 x 1Juventus/ITA
1995-96Roma/ITAJuventus/ITA1 x 1Ajax Amsterdam/HOL
1994-95Viena/AUTAjax Amsterdam/HOL1 x 0AC Milan/ITA
1993-94Atenas/GREAC Milan/ITA4 x 0Barcelona/ESP
1992-93Munique/ALEOlymp. Marselha/FRA1 x 0AC Milan/ITA
Copa dos Clubes Campeões da Europa
SeasonSede da FinalCampeãoVice-Campeão
1991-92Londres/INGBarcelona/ESP1 x 0Sampdoria/ITA
1990-91Bari/ITAEstrela Vermelha/IUG0 x 0Olymp. Marselha/FRA
1989-90Viena/AUTAC Milan/ITA1 x 0SL Benfica/POR
1988-89Barcelona/ESPAC Milan/ITA4 x 0Steaua Bucaresti/ROM
1987-88Stuttgart/ALEPSV Eindhoven/HOL0 x 0SL Benfica/POR
1986-87Viena/AUTFC Porto/POR2 x 1Bayern München/ALE
1985-86Sevilla/ESPSteaua Bucaresti/ROM0 x 0Barcelona/ESP
1984-85Bruxelas/BELJuventus/ITA1 x 0Liverpool/ING
1983-84Roma/ITALiverpool/ING1 x 1AS Roma/ITA
1982-83Atenas/GREHamburgo/ALE1 x 0Juventus/ITA
1981-82Roterdam/HOLAston Villa/ING1 x 0Bayern Munchen/ALE
1980-81Paris/FRALiverpool/ING1 x 0Real Madrid/ESP
1979-80Madrid/ESPNottingham Forest/ING1 x 0Hamburgo/ALE
1978-79Munique/ALENottingham Forest/ING1 x 0Malmöe/SUE
1977-78LondresINGLiverpool/ING1 x 0Brugge/BEL
1976-77Roma/ITALiverpool/ING3 x 1Borussia M’Bach/ALE
1975-76Glasgow/ESCBayern Munchen/ALE1 x 0Saint-Etienne/FRA
1974-75Paris/FRABayern Munchen/ALE2 x 0Leeds United/ING
1973-74Bruxelas/BELBayern Munchen/ALE1 x 1Atl. Madrid/ESP
1972-73Belgrado/IUGAjax Amsterdam/HOL1 x 0Juventus/ITA
1971-72Roterdam/HOLAjax Amsterdam/HOL2 x 0Internazionale/ITA
1970-71Londres/INGAjax Amsterdam/HOL2 x 0Panathinaikos/GRE
1969-70Milão/ITAFeyenoord/HOL2 x 1Celtic/ESC
1968-69Madrid/ESPAC Milan/ITA4 x 1Ajax Amsterdam/HOL
1967-68Londres/INGManchester United/ING4 x 1SL Benfica/POR
1966-67Lisboa/PORCeltic/ESC2 x 1Internazionale/ITA
1965-66Bruxelas/BELReal Madrid/ESP2 x 1Partizan Belgrado/IUG
1964-65Milão/ITAInternazionale/ITA1 x 0SL Benfica/POR
1963-64Viena/AUTInternazionale/ITA3 x 0Real Madrid/ESP
1962-63Londres/INGAC Milan/ITA2 x 1SL Benfica/POR
1961-62Amsterdam/HOLSL Benfica/POR5 x 3Real Madrid/ESP
1960-61Berna/SUISL Benfica/POR3 x 2Barcelona/ESP
1959-60Glasgow/ESCReal Madrid/ESP7 x 3Eintrach Franlfurt/ALE
1958-59Stuttgart/ALEReal Madrid/ESP2 x 0Stade Reimes/FRA
1957-58Bruxelas/BELReal Madrid/ESP3 x 2AC Milan/ITA
1956-57Madrid/ESPReal Madrid/ESP2 x 0AC Fiorentina/ITA
1955-56Paris/FRAReal Madrid/ESP4 x 3Stade Reimes/FRA

# De 1956 à 1991 a competição chamou-se Copa dos Campeões da Europa.
# De 1992 até hoje a competição leva o nome de Liga dos Campeões da Europa.
# Na temporada de 1992/93 O Olympique de Marseille sagrou-se campeão e no ano seguinte foi impedido de participar da competição devido a corrupção na Liga Francesa, mas seu título foi mantido.
# Na temporada de 1984/85 no jogo entre Juventus x Liverpool, houve a Tragédia de Heysel, que ocorreu no final do jogo. Consequentemente, nos cinco anos seguintes, todos os clubes ingleses foram banidos das competições europeias e o Liverpool levou 6 anos de punição.
# O Estrela Vermelha é também chamado de: Red Star ou Crvena Zvezda.
# Nas temporadas: 1983/84, 1985/86, 1987/88, 1990/91, 1995/96, 2000/01, 2002/03, 2004/05, 2007/08 e 2011/12 o título foi decidido nas cobranças de penalidades.
# Na temporda 73/74 o titulo foi decidido em Jogo Extra entre Bayern Munchen e Atletico de Madrid. No 1º jogo terminou em 1-1; no 2º o Bayern venceu por 4-0.


Pindare News / ESPORTE