O teatro das tesouras eleições 2018, o TEATRO FOI DESCORTINADO A PLATEIA NÃO GOSTOU DO QUE VIU.
O Teatro das Tesouras é uma série sobre as eleições no Brasil, envolvendo principalmente o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Cada episódio foca em um ano eleitoral do Brasil. O primeiro aborda o cenário político brasileiro em 1989 (PT vs PRN - Partido Trabalhista Cristão).
A eleição presidencial de 1989 teve dois turnos. Nesse ano, até mesmo o apresentador Silvio Santos concorreu à presidência, embora sua candidatura tenha sido caçada. Os nomes que mais se destacaram foram: Lula, Fernando Collor de Melo e Leonel Brizola.
A imagem de Lula usando vermelho e comandando o Brasil não agradava as pessoas, porque o regime socialista estava sendo derrotado na Europa. Foi também em 1989 que houve a queda do Muro de Berlim.
Fernando Collor, por sua vez, conseguiu popularidade, ficou conhecido como caçador de marajás. Foi para o segundo turno e venceu as eleições. Ele foi o primeiro presidente eleito por voto direto desde Jânio Quadros.
Veja o episódio para entender as eleições diretas, após o fim do regime militar. Entenda as pautas sindicalistas e o Esquema PC. Relembre acusações feitas tanto contra Luiz Inácio Lula da Silva, quanto contra Fernando Collor de Melo.
Eleito, Collor surpreendeu a todos. Bloqueou o dinheiro da população. Em 16 de março de 1990, quando anunciou que os valores depositados nos bancos acima de 50 mil cruzados seriam retidos.
Lula começou a reorganizar a esquerda e fundou junto de Fidel Castro o Foro de São Paulo. Juntava partidos socialistas, movimentos revolucionários e grupos terroristas contra os governos estabelecidos no continente.
Em 1992, foi denunciado o Esquema PC (PC Farias). A oposição pediu o impeachment de Fernando Collor. Antes, ele renunciou para não perder seus direitos.
Em 1996, PC Farias foi morto a tiros em sua casa.
O primeiro presidente brasileiro eleito por voto direto após 20 anos foi o primeiro latino americano a sofrer impeachment.
Nenhum comentário:
Postar um comentário