A Companhia
Energética do Maranhão (Cemar) tem a todo custo evitado entrar nas discussões
sobre o possível reajuste de 19,05% na tarifa de energia aos consumidores,
previsto para entrar em vigor em agosto. Caso não ocorram mudanças, o
maranhense pagará a conta mais cara do Brasil ao custo de um serviço precário e
recordista de reclamações.
Apesar de o aumento ter sido aprovado pela Agência
Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste foi pedido pela Cemar e está
previsto no contrato de concessão. Além disso, é a própria empresa que
apresenta um estudo detalhado para comprovar a necessidade do aumento
tarifário. Ao contrário do que porta vozes tentam repassar aos consumidores,
jogando a culpa toda na Aneel.
Segundo o deputado Rubens Júnior (PCdoB), o primeiro a
alertar sobre a manobra, não existe déficit na empresa e o lucro no ano passado
foi de R$ 399 bilhões. Para piorar, todo esse recurso não teve retorno em
investimento na prestação do serviço. A Companhia ocupa o terceiro lugar no
ranking Procon 2016 de empresas com o pior atendimento, obtendo 158 reclamações
fundamentadas. Entre as 63 concessionárias que atuam no país, atualmente a
empresa possui a 16ª tarifa mais onerosa, mas ainda não esta satisfeita.
A medida também afetaria o empresariado, mas não seria
ele a pagar esse custo, afinal tudo será revertido no produto final e quem vai
pagar essa conta também é o consumidor.
A audiência pública que aconteceria, foi cancelada, é uma tentativa do Governo do Estado,
políticos e advogados em ganhar tempo na tentativa de reduzir esse reajuste.
por: www.marrapa.com
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